AÇÃO ITINERANTE

Ouvidoria monta estrutura em Santa Tereza para receber demandas populares

Movimento facilita acesso da população aos vereadores, aproximando o cidadão do processo legislativo. Ouvidor Braulio Lara conduz o projeto

quinta-feira, 16 Maio, 2024 - 16:00
Um homem e uma mulher se consultam com profissionais da Ouvidoria Itinerante sentados à mesa, em praça, durante o dia, acompanhados pelo ouvidor e outro servidor da Ouvidoria.

Foto: Tatiana Francisca/CMBH

Um local de acesso às demandas populares e a informações sobre direitos e cidadania esteve aberto na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, Região Leste, durante toda esta quinta-feira (16/5). O projeto “Ouvidoria Itinerante”, evento dedicado a promover a transparência, a participação popular e a disseminação do conhecimento sobre as ações da Câmara de BH, montou um espaço coberto no local. O vereador Braulio Lara (Novo), ouvidor da Casa, recebeu pessoalmente quem passou por lá.

Braulio ressaltou a importância é ouvir o cidadão onde ele está, seja nos bairros ou nas regionais. Ele acrescentou ter recebido demandas diversas, explicando que cabe à Câmara dar a elas um direcionamento adequado. O parlamentar disse que os serviços da Ouvidoria já estão disponíveis no site da Câmara, o que permite que qualquer cidadão faça denúncias ou peça informações ou esclarecimentos. Uma vez que o serviço não é de conhecimento de todos, o projeto visa disponibilizá-los nos locais de convívio ou passagem das pessoas, fazendo o papel de conexão da Câmara Municipal com o cidadão.

Dona Rita gostou da iniciativa. “Pensei: se alguém pode ouvir a gente, porque não? Se esparramar por Belo Horizonte, vai se muito bom”. Ela sugeriu a instalação de mais lixeiras em toda a cidade. Patrícia não conhecia o projeto e acredita que a iniciativa é positiva; ela reclamou que o bairro sofre com a poluição sonora e obras urbanas demoradas.

O vereador explicou que a Ouvidoria tem realizado visitas de acordo com as demandas registradas no site. A novidade dessa edição foi a estrutura montada, com profissionais do órgão, mesas e cadeiras. “Faremos ações como essa em outras regiões de Belo Horizonte, sempre mostrando a cara da Câmara Municipal para toda cidade. Tenho certeza de que nós iremos alcançar excelentes resultados”, reforçou.

Câmara Itinerante - Ouvidoria Itinerante",  evento dedicado a promover a transparência, a participação popular e a disseminação do conhecimento sobre a Ouvidoria e ações da Câmara de BH.