Operação que viabiliza instalação do IFMG no Barreiro é aprovada em definitivo
Campus será o primeiro de BH e o 18º em Minas; após avaliação final de redação na CLJ, projeto poderá ser enviado para sanção do prefeito

Foto: Cristina Medeiros/CMBH
A construção de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) na Região do Barreiro foi aprovada em 2º turno, com 40 votos favoráveis e nenhum contrário, durante reunião extraordinária do Plenário realizada na tarde desta quarta-feira (27/8). De autoria do Executivo, o Projeto de Lei (PL) 396/2025 cria a Operação Urbana Simplificada (OUS), medida que define parâmetros especiais para a construção do IFMG. O PL teve tramitação acelerada na Casa, com parecer conjunto das comissões de mérito. Com apresentação do requerimento para dispensa de prazo de redação, elaborado pelo líder do governo, Bruno Miranda (PDT), a proposta entrou na pauta da reunião extraordinária da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), a ser realizada nesta quinta (28/8), às 12h. A CLJ fará análise de redação final e então o projeto poderá ser enviado para sanção do prefeito Álvaro Damião.
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Professor Juliano Lopes (Pode), destacou o papel das lideranças do Barreiro, que se uniram para convencer o ex-prefeito Fuad Noman a mudar o local da construção, inicialmente prevista para o bairro Buritis, na região Oeste da capital.
“Hoje chegou o dia da vitória. É muito gratificante, como morador da Região do Barreiro, ter um instituto desse na nossa região. Um instituto que transforma a vida das pessoas. Que transforma jovens, crianças, muda toda a região”, disse o presidente.
Juliano Lopes ainda agradeceu aos demais vereadores pelo esforço de tramitação acelerada.
Helton Junior (PSD) destacou o potencial transformador da educação, especialmente em locais carentes. “Um equipamento como o Instituto Federal, que tem ensino técnico, profissionalizante e iniciação científica na Região do Barreiro, que é uma área vulnerável, é muito positivo”, avaliou.
Primeiro de BH
O campus Belo Horizonte será o 18° do IFMG em Minas Gerais e o primeiro na capital. Quando estiver operando com sua capacidade total, a expectativa é que tenha 1,5 mil vagas, nas áreas de meio ambiente e saúde. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, serão ofertados cursos de técnico em análises clínicas, enfermagem, farmácia, nutrição e dietética, radiologia e cuidado de idosos, entre outros. Está prevista ainda a implementação do Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG, com realização de atividades esportivas, culturais e de lazer voltadas a crianças, jovens e adultos das comunidades internas e externas.
Contrapartidas
O PL enviado pelo Executivo cria a Operação Urbana Simplificada (OUS) sob a condicionante de contrapartidas para o uso do terreno, como o compromisso do governo federal com a manutenção da área verde no local onde o campus será implantado, na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, entre as Ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia. O terreno, com mais de 8 mil metros quadrados, foi doado pela prefeitura.
Superintendência de Comunicação Institucional