ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Representante do colegiado na Participação Popular também foi escolhido

segunda-feira, 17 Março, 2014 - 00:00
Comissão elege Bispo Fernando Luiz (PSB) como presidente Foto: Luiz Nunes/CMBH

A Comissão de Administração Pública se reuniu extraordinariamente nesta segunda-feira (17/3) para eleger seus novos presidente e vice-presidente, além de seus representantes na Comissão de Participação Popular. Conforme determina o Regimento Interno, a vereadora Elaine Matozinhos (PTB), membro mais velho da Comissão, conduziu os trabalhos que culminaram na eleição do Bispo Fernando Luiz (PSB) e do vereador Juliano Lopes (PSDC) para presidente e vice respectivamente. Eles irão ocupar os cargos até 31 de dezembro deste ano.

Bispo Fernando Luiz, que ocupou o cargo de vice-presidente da Comissão no ano passado, afirmou que a sua eleição representou a prevalência do “bom-senso” no colegiado, uma vez que manteve o acordo firmado entre os antigos membros da Comissão em torno do seu nome.

A vereadora Elaine Matozinhos qualificou como justa a eleição do Bispo Fernando Luiz por cumprir a decisão tomada pela Comissão antes da troca de dois de seus membros. A alteração na composição do colegiado foi decidida após as mudanças no Regimento Interno.

Sobre as normas que regem a Casa desde 4 de janeiro deste ano, a parlamentar criticou o que considera como concentração de poderes nos vereadores membros da Mesa Diretora. Desde que as mudanças no Regimento Interno entraram em vigor, os membros da Mesa, exceto o presidente da Casa, passaram a integrar as comissões permanentes, inclusive com a possibilidade de exercerem o cargo de presidente, o que lhes era vedado.

Participação Popular

Como membro efetivo da Comissão de Participação Popular foi eleito o vereador Juninho Paim (PT). Juliano Lopes, escolhido como suplente, defendeu a eleição do petista, pois, segundo ele, tanto Juninho quanto o PT têm grande ligação com os movimentos populares e, por isso, nada mais justo que Paim atue na Comissão de Participação Popular.

A Comissão de Administração Pública, sob a presidência do Bispo Fernando Luiz, aprovou parecer favorável ao PL 995/14, de autoria do Executivo. O projeto prevê o reajuste do vencimento do cargo de auditor e propõe a reestruturação remuneratória da carreira dos Procuradores Municipais. Antes de ser apreciada em plenário, a proposição ainda será objeto de análise da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas.

Assista aqui à reunião na íntegra.