COMISSÃO DE SAÚDE

Câmara vai voltar a discutir diagnóstico e tratamento do autismo em BH

Lei municipal que garante atendimento e tratamento aos doentes aguarda regulamentação

quarta-feira, 6 Novembro, 2013 - 00:00

Tema de audiência pública em outubro na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a situação de pessoas com autismo na capital volta a ser debatida pela Comissão de Saúde e Saneamento nesta quinta-feira (7/11), às 19h, no Plenário Helvécio Arantes. No encontro, o vereador Marcelo Aro (PHS), que solicitou a reunião, pretende aprofundar a discussão sobre diagnóstico precoce, tratamento e inclusão social dos pacientes.

Na audiência anterior, médicos, psicólogos, representantes da sociedade civil e do Executivo constataram a falta de dados atualizados sobre a doença no município e de formação específica de parte dos profissionais da área. Marcelo Aro falou sobre os desafios no âmbito da convivência familiar: em função dos cuidados que a doença requer, muitos pais e mães acabam tendo que se afastar do trabalho, o que gera dificuldades para o sustento do lar.

A Secretaria Municipal de Saúde se comprometeu, na ocasião, a elaborar um censo das pessoas com deficiência em Belo Horizonte e a regulamentar, até o final de novembro, lei municipal, de autoria do vereador Leonardo Mattos (PV), que obriga o poder público a manter centros de atendimento integrado de saúde e educação a pessoas com autismo, além de tratamento e testes gratuitos para diagnóstico precoce da doença.