AUDIÊNCIA PÚBLICA

Demandas de moradores do Tupi B, como saneamento e asfalto, estarão em debate

Originárias de loteamento irregular, ruas não dispõem de asfalto, meio-fio nem serviços de esgoto

sexta-feira, 24 Maio, 2024 - 15:45
Rua sem calçadas e pavimentação irregular durante o dia.

Foto Google Maps/Street View

A necessidade de obras de urbanização e saneamento básico nas Ruas Flor de Lírio, Flor de Liz, Flor de Cerejeira, Flor de Goiaba, Flor de Espigão, Flor do Campo, Flor Amarela, Flor Azul, Flor D'Água, Flor Lilás e Flor de Manga no bairro Tupi B, Região Norte da capital, será debatida pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana na segunda-feira (27/5), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Solicitada por Loíde Gonçalves (MDB), a reunião irá discutir as necessidades dos moradores das ruas mencionadas, que não dispõem de asfalto nem de serviços de esgoto. Cidadãos interessados podem acompanhar a audiência presencialmente, no Plenário Helvécio Arantes, ou ao vivo pelo Portal CMBH ou pelo canal da Câmara no YouTube. Participantes remotos podem enviar perguntas, comentários e sugestões por meio deste formulário.

No requerimento, Loíde Gonçalves explica que a conclusão das obras de saneamento das ruas mencionadas está atrelada a um processo de urbanização da região. A área em questão é oriunda de loteamento que ainda está em processo de regularização perante os órgãos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e, em decorrência desse processo de urbanização que "se arrasta", os moradores do bairro continuam sofrendo com a falta de serviços básicos. As ruas não possuem coleta de esgoto nem meio-fio, e seus moradores sofrem com problemas de abastecimento de água e com a falta de transporte público. A região está classificada como Área Especial de Interesse Social (AEIS) no Plano Diretor, e a conclusão da urbanização implica na regularização das moradias e na conclusão das obras de saneamento básico, conforme já foi salientado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em reuniões com a comunidade, além de outras intervenções que garantam aos moradores o acesso aos serviços públicos.

Os convidados sugeridos são os secretários Municipais de Governo, Anselmo José Gomes Domingos, interino de Meio Ambiente, Gelson Antônio Leite, o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira, e o diretor de Copasa, Guilherme Frasson Neto.