COMISSÃO DE SAÚDE

Vereadores aprovam PL favorável a assistência médica para professores

terça-feira, 10 Agosto, 2010 - 21:00

Vereadores aprovam PL favorável a assistência médica para professoresInstituir o programa de assistência médica e psicológica aos professores da rede pública de educação de Belo Horizonte portadores da Síndrome de Burnout é o que prevê o Projeto de Lei 1.110/10, de autoria do vereador Leonardo Mattos (PV), cujo parecer favorável foi aprovado pela Comissão de Saúde e Saneamento, em reunião realizada no dia 11 de agosto, no Plenário Helvécio Arantes.

A Síndrome de Burnout é um termo psicológico que descreve o estado de exaustão prolongada e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho. O termo “Burnout”, que em inglês significa “combustão completa”, refere-se justamente a sensação de exaustão da pessoa acometida.

De acordo com a matéria, entendem-se como sintomas da Síndrome de Burnout a desistência do professor para lidar com problemas externos e internos, que são avaliados por ele como excessivos ou acima de suas possibilidades.

Como medidas profiláticas, o PL decreta que todos os professores da rede pública de educação do Município sejam avaliados em suas condições físicas, psíquicas e emocionais por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais.

Para o parlamentar, “a Burnout de professores relaciona-se com as condições desmotivadoras no trabalho, o que, na maioria dos casos, afeta o desempenho profissional e o bom serviço para o público”.

Audiência pública

Ainda na reunião, a Comissão aprovou requerimento para a realização de audiência pública no dia 8 de setembro, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, com a finalidade de discutir o atendimento ao dependente químico no Município. A iniciativa é do líder de governo da Casa, vereador Paulo Lamac (PT).

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.