ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Táxis poderão ser adaptados para pessoas com deficiência

Táxis poderão ser adaptados para pessoas com deficiência Adaptar os táxis de Belo Horizonte para que atendam às necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é o que propõe o PL 532/09, de autoria do vereador Arnaldo Godoy (PT).

domingo, 28 Fevereiro, 2010 - 21:00

Para a prestação desse serviço, os veículos deverão ser adaptados com plataforma elevatória na extremidade traseira ou lateral conforme planta do equipamento a ser aprovada pelo órgão gestor de trânsito do Município, bem como atender às determinações e especificidades técnicas e de segurança estabelecidas pelo referido órgão.

De acordo com o autor, o projeto está “espelhado em norma já existente em outros municípios, entre eles São Paulo e Rio de Janeiro”. A matéria foi apreciada na tarde do dia 1º de março pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que foi favorável ao parecer do relator pela aprovação.

A Comissão também apreciou a proposta 422/09, de autoria do vereador Adriano Ventura (PT), que dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular, pager, rádio, tocadores de áudio em geral e similares nas salas de aula da Rede Municipal de Educação. A Comissão acompanhou o parecer do relator pela aprovação.

O PL 429/09, de autoria do vereador Reinaldo “Preto do Sacolão” (PMDB), dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de condicionador de ar nos veículos da frota do sistema de transporte público de passageiros por ônibus do Município de Belo Horizonte. A Comissão posicionou-se favorável ao parecer pela aprovação da matéria.

Guias do IPTU em braile

Também esteve na pauta da Comissão, para apreciação em 2º turno, a proposta 331/09, que assegura aos portadores de deficiência visual o direito de receber as guias de IPTU em braile. O autor é o vereador Alberto Rodrigues (PV). A Comissão acompanhou o parecer do relator pela aprovação.

Ainda em 2º turno, foi apreciado o PL 432/09, que dispõe sobre a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial e cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A matéria é de autoria do Executivo e o relator foi o vereador Henrique Braga (PSDB), que se posicionou pela aprovação das emendas nºs 1, 3, 4, 5, 7 e 8 e pela rejeição das emendas nºs 6 e 9. A Comissão aprovou o parecer do relator.

Estiveram presentes à Comissão os vereadores Iran Barbosa (PMDB), presidente da Comissão, Henrique Braga (PSDB), João Oscar (PRP) e João Vítor Xavier (PRP).

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).