AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

CMBH sediou aproximadamente 140 audiências em dois anos

CMBH sediou aproximadamente 140 audiências em dois anos Saúde, educação, lazer, transporte, turismo, qualidade de vida e meio ambiente, foram alguns dos temas de destaque nas 140 audiências públicas que aconteceram na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) nos últimos dois anos.

segunda-feira, 12 Janeiro, 2009 - 22:00

Em 2007 a Casa abriu suas portas para 70 reuniões que contaram com a participação popular. Já no ano de 2008 a CMBH, por iniciativa dos vereadores e das Comissões permanentes realizou 34 audiências públicas, que também tiveram a presença constante da população belo-horizontina.

Durante o biênio 2007/2008 a Casa sediou discussões importantes. Temas referentes a ações e serviços de saúde pública e coleta, tratamento e destinação final do lixo foram abordados nas audiências públicas no ano de 2007. Também, a adulteração do leite e a fragilidade da fiscalização dos produtos alimentícios no município foram assuntos de reuniões.

A formação profissional dos professores para lidar com os alunos especiais e a preocupação dos pais com seus filhos recém-ingressos na rede municipal de ensino foram os principais temas da audiência sobre inclusão escolar, promovida pelas comissões de Saúde e Saneamento e Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.

Os impactos causados na cidade com a ampliação e construção de grandes centros comerciais e residências foram outros assuntos analisados e debatidos em 2008. A ampliação do BH Shopping, localizado na região Sul da capital, e as possíveis mudanças na região, como o aumento no fluxo de veículos, aprovações e licenças de órgãos competentes e medidas mitigadoras a serem realizadas no local para compensar os impactos da obra foram abordados.

Metrô

Os integrantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário se reuniram em novembro do ano passado com o então presidente da Casa, Totó Teixeira (PR) e com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Prefeitura (PBH) para discutir a implantação da linha dois do metrô, que liga os bairros Calafate e Barreiro.

A situação atual das estações de metrô e do trânsito na capital foi abordada por representantes do Sindicato dos Empregados de Empresas de Transportes Metroviário e Conexos de Minas Gerais (SINDIMETRO/MG) através da exibição de um vídeo com imagens e depoimentos de pessoas insatisfeitas com a demora para a conclusão do meio de transporte. Os vereadores se mostraram a favor de mais investimentos no metrô para a continuidade de suas obras.

Enchentes

Com o objetivo de ouvir e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos moradores do Conjunto Lagoa, localizado no bairro Santa Terezinha, região da Pampulha, por causa das recorrentes enchentes, que atingem até um metro e meio de altura, devido à elevação do nível da água dos Córregos Sarandi e Ressaca que corta a região, a Comissão de Saúde e Saneamento realizou em dezembro uma audiência pública. A reunião foi solicitada e presidida pelo vereador Divino Pereira (PMN).

Preocupada também com as catástrofes naturais, a vereadora Neusinha Santos (PT) apresentou no dia 1º de janeiro, logo após a cerimônia de posse do prefeito eleito, Márcio Lacerda (PSB), do vice-prefeito Roberto Carvalho (PT) e dos 41 vereadores do Legislativo Municipal, um projeto de lei, ainda sem número, que institui o Fundo Municipal de Solidariedade para Catástrofes Naturais (FUNSOL).

O objetivo é complementar os esforços do poder público para cobrir as despesas na realização de operações essenciais de urgência, em decorrência da situação da decorrente da catástrofe, entre outros.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105-3555-1216).