Notícias da Câmara - 23/03/06

I Encontro de Parlamentares e Executivo Mineiros Portadores de Deficiência

Parlamentares portadores de deficiência de Minas Gerais vão participar no Plenário JK, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, na próxima segunda-feira (dia 27 de março)
O encontro, organizado pelo deputado federal Leonardo Mattos (PV-MG), tem por objetivo refletir e debater sobre os grandes impasses dos mandatos na solução de questões relativas aos portadores de deficiência.

“Independentemente de filiações partidários, como portadores de deficiência sabemos que existem necessidades que apenas o próprio segmento tem condição de conhecer a profundidade necessária e apresentar respostas apropriadas e eficazes de solução”, disse Leonardo Mattos, fundador da Frente Parlamentar Nacional de Portadores de Deficiências.

quarta-feira, 22 Março, 2006 - 21:00

“Nossa intenção com o evento é encontrar as melhores formas de atuação, para melhoria da situação do portador de deficiências nos municípios”, completou, destacando a existência de discrepâncias nos avanços de conquistas do segmento no Estado.

Para o desenvolvimento dos trabalhos, serão realizadas palestras pela Coordenadora Geral da Corde (Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Izabel Loureiro Maior, o sociólogo e professor Paulo Saturnino e o Coordenador do Serviço da Atenção à Pessoa com Deficiência do Estado de Minas Gerais, Marcílio Dias. Também será aberta a palavra aos parlamentares do interior.

Informações na Coordenadoria de Comunicação Institucional (3465-1105/1216)

Hoje na Câmara

BID – A vereadora Neusinha Santos (PT), líder do governo na Câmara Municipal, solicitou um requerimento, atendido pelo presidente Silvinho Rezende (PTN), para ser encaminhado à Diretoria do Legislativo para que as audiências públicas sejam adiadas, no período de 27 de março a 5 de abril, por causa da Reunião do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, prevista para ser realizada no Expominas – Centro Internacional de Exposições, na Gameleira. Neusinha alega que todo o secretariado municipal estará envolvido com o encontro internacional e não poderá comparecer às audiências.

Lixo - Neusinha Santos voltou a desmentir aumento da taxa de lixo, por causa do aterro sanitário público previsto para ser construído em Esmeraldas, em  parceria entre a Prefeitura de BH e a Prefeitura local. A vereadora criticou a especulação estampada em alguns jornais de hoje de BH sobre o assunto. Para ela, isso é para “servir ao lobby de empresas particulares e aos interesses de certos políticos candidatos às próximas eleições”.

Valores – O vereador Professor Elias Murad (PSDB) elogiou o programa Valores de Minas, lançado pelo governo de Minas, através do Servas. O programa propicia a inserção de jovens e os tira da periferia para conviver com pessoas e lugares que, antes, não tinham acesso: teatro (interpretação e circo), dança (afro, rua e de salão) e artes plásticas (desenho, pintura, etc.). Para Murad, “a inclusão social é o grande desafio do nosso tempo” e deu parabéns ao governador Aécio Neves e a presidente do Servas, Andréa Neves, pela iniciativa e pela “sensibilidade de criação e condução do programa”.

Shopping Falls – A vereadora Elaine Matozinhos (PTB) e o vereador Antônio Carlos Pereira, o ‘Carlão’ (PT), foram os protagonistas de um debate polêmico, envolvendo a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Shopping Falls, no bairro Santa Lúcia, na Zona Sul de BH. Elaine reclamou que dois documentos sumiram do processo e que a PBH liberou o alvará de funcionamento do shopping, depois que a CPI foi instalada. Criticou duramente a Secretaria de Regulação Urbana “que errou e tem errado sempre”. Para ela, o shopping fere as leis ambientais.
Carlão veio em defesa da PBH e alegou que “a vereadora não quer que a CPI investigue. Ela quer destacar que os alvarás são expedidos sem critérios”. O vereador do PT explicou ainda que a vereadora Elaine Matozinhos queria que os 40 lojistas do shopping fossem chamados para depor, o que inviabilizaria a reunião da CPI.

Informações na Coordenadoria de Comunicação Institucional (3465-1105/1216)