AUDIÊNCIA PÚBLICA

‘Juventudes e Justiça Climática’ em pauta no Legislativo na terça (16)

Comissão de Direitos Humanos recebe gestores públicos, parlamentares e participantes de encontro internacional sobre o tema

sexta-feira, 12 Setembro, 2025 - 19:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

‘Justiça climática' é o reconhecimento de que os impactos da crise climática afetam desproporcionalmente comunidades mais vulneráveis, exigindo a abordagem ambiental, social e racial da questão. Contribuições da juventude belo-horizontina sobre o tema serão discutidas na terça-feira (16/9) na Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor da Câmara de BH, a pedido de Luiza Dulci (PT) e outras sete vereadoras e vereadores. O encontro terá início às 14h, no Plenário Helvécio Arantes, e pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado no local ou ao vivo pelo portal ou pelo canal da Câmara de BH no YouTube.

Populações negras, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e periféricas, embora pouco contribuam para as mudanças climáticas, sofrem de forma mais intensa com eventos extremos como enchentes, secas e ondas de calor, considerando que a falta de saneamento básico, moradia digna e acesso à água potável estão diretamente ligadas às desigualdades sociais e raciais do país e da cidade. Na perspectiva da ‘Justiça Climática’, o enfrentamento da questão exige uma distribuição mais equitativa dos custos da mitigação e adaptação, além de garantir a participação das comunidades nos processos de tomada de decisão, valorizando seus saberes e direitos.

A audiência, de acordo com os autores, tem como foco principal a construção e discussão da Declaração da Juventude de Belo Horizonte para a "Local Conference of Youth (LCOY) Brasil 2025”, importante espaço de mobilização e escuta dos jovens sobre justiça climática, adaptação e transição energética justa, em sintonia com a agenda da COP 30 - que terá participação de jovens de diferentes territórios da capital e Região Metropolitana.

Como resultado do processo formativo e político da conferência, o documento apresentará propostas concretas para políticas públicas ambientais, urbanas e sociais. Nessa perspectiva, o encontro tem como objetivo institucionalizar essa escuta e construir pontes entre as juventudes, o poder público e a sociedade civil e debater possíveis desdobramentos legislativos e executivos a partir das propostas apresentadas, garantindo que as contribuições dos jovens sejam efetivamente consideradas e não permaneçam apenas no campo das ideias, conclui a proposição.

A audiência pública foi solicitada por Luiza Dulci, Dr. Bruno Pedralva, Pedro Patrus e Pedro Roussef, do PT; Osvaldo Lopes e Wagner Ferreira, do PV; Cida Falabella (Psol) e Edmar Branco (PcdoB).

Participantes

Foram convidados para a reunião os titulares das Coordenadorias Especiais de Mudanças Climáticas e de Vilas e Favelas da Prefeitura de BH; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Defesa Civil; Subsecretaria de Direitos Humanos da pasta de Assistência Social e Direitos Humanos; deputadas estaduais e federais ligadas à causa; Conselho Municipal de Juventude e Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH).

 São aguardados ainda a presidente da Youth Climate Champion; coordenação e delegados da Local Conference of Youth - Belo Horizonte; a fundadora da Akati Brasil e dirigentes de associações comunitárias e membros de coletivos ligados à temática e Vanessa Santini Gomes, Ponto Focal do Sul Global da YOUNGO, Constituinte de crianças e jovens da UNFCC e Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Cidadãos interessados podem acompanhar presencialmente ou assistir ao encontro em tempo real pelo portal ou o canal da Câmara e BH no YouTube.

Superintendência de Comunicação Institucional