VISITAS DA SEMANA

Serão fiscalizados problemas de sinalização e falta de escoamento de águas pluviais

As Comissões também avaliarão o funcionamento de escolas municipais e de centro de saúde em bairros da capital

sexta-feira, 1 Novembro, 2019 - 16:30

Foto: Divulgação / CMBH

Condições de via no Bairro Caiçara devido à ocorrência de acidentes aéreos, contenção de águas pluviais nos Bairros Caiçara, Betânia e Tirol, implantação e revitalização de sinalização em ruas dos Bairros Santa Mônica e Cardoso, condições estruturais e de atendimento em escolas municipais nos Bairros Camargos, Tirol e São Paulo e infraestrutura de centro de saúde no Bairro Nazaré serão os principais pontos a serem averiguadas na cidade pelas Comissões Temáticas da Casa, na próxima semana, de 4 a 8 de novembro. Após as visitas, os vereadores encaminharão relatório sobre as vistorias aos órgãos competentes, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para atender às demandas da população.

Nesta segunda-feira (4/11), às 10h, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará visita técnica à Rua Minerva, próximo ao número 308, no Bairro Caiçara, Região Nordeste da capital, a fim de verificar e fiscalizar as condições da via, considerando a ocorrência de dois acidentes aéreos em menos de um ano. Foram convidados para a visita representantes da Agência Nacional de Aviação Civil, Empresa Bergs Aviação, Infraero, Aeroclube do Estado de Minas Gerais, Escola de Aviação Civil, Escola de Aviação Civil Ltda, Minas Helicópteros, Claro Aviação, Ícaro Aviação, Regional Nordeste, Secretaria Municipal de Segurança de Prevenção, BHTrans, Subsecretaria de Assuntos Institucionais, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária. A visita foi requerida pelos vereadores Wesley Autoescola (PRP), Jair Di Gregório (PP), Henrique Braga (PSDB), Dr. Nilton (PROS) e Fernando Luiz (PSB).

Às 11h, a Comissão segue para a Rua Rubem Berado, nº 95, no Bairro Buritis, quando irá avaliar as condições viárias para a abertura de uma via que poderá ligar o Bairro Buritis ao Bairro Palmeiras. Moradores reclamam que precisam se deslocar por outras vias no entorno desses bairros, para chegar ao local de destino. Foram convidados representantes da BHTrans, Regional Oeste e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. A visita foi requerida pelo vereador Irlan Melo (PL).

Sinalização e contenção de águas pluviais

Na quarta-feira (6/11), às 9h, será realizada visita técnica à Rua Ministro Oliveira Salazar, 1222, e às 10h, à Rua Augusto dos Anjos, 218, ambas no Bairro Santa Mônica. Requeridas pelo vereador Jair Di Gregório (PP), o objetivo das vistorias é verificar a necessidade de implantação de sinalização horizontal e vertical nas referidas vias. Foram convidados para a visita representantes da BHTrans e da Regional Pampulha.

Nesta quinta (7/11), às 10h, a Comissão visitará a Rua Perdizes, 765, esquina com Rua Cananéia, no Bairro Caiçara. Segundo o requerente da visita, vereador Jair Di Gregório (PP), o objetivo da visita é avaliar a necessidade de implantação de sistema de microdrenagem na via, considerando o volume de água pluvial que escoa no local, impactando as residências. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Regional Noroeste e moradores.

Às 11h, a Comissão realizará visita técnica, requerida pelo vereador Juliano Lopes (PTC), a fim de verificar a possibilidade de revitalização de toda a sinalização horizontal e vertical (placas de pintura no asfalto indicando “Parada Obrigatória”), no cruzamento da Rua Joaquim Teixeira Dias com Rua João Ferreira Cardoso, no Bairro Cardoso. De acordo com o requerente, a visita foi motivada por reclamações de condutores de veículos que trafegam na região, que relatam que o trecho possui tráfego intenso de ônibus e a que a sinalização encontra-se apagada,  ameaçando a segurança dos moradores. Foram convidados representantes da Regional Barreiro e da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

Na sexta-feira (8/11), às 10h, será vistoriada a Rua Orquídeas, nº 530, esquina com Rua das Espatódias, no Bairro Betânia, com o objetivo verificar as condições de contenção das águas pluviais no local. Requerida pelo vereador Irlan Melo (PL), a visita foi solicitada em função das condições de vulnerabilidade do Córrego Cercadinho, após as chuvas que se iniciaram na cidade. Os moradores pedem a intervenção do Poder Público, a fim de garantir a sua segurança. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Regional Oeste e Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Pavimentação

Às 10h, a Comissão visitará a Rua Professora Dirce Maria, 87, no Bairro Petrópolis. Conforme explica o vereador Wesley Autoescola (PRP), a visita foi motivada pelo fato de a rua ser asfaltada somente do número 423 em diante; do número 10 ao número 423, a via apresenta poucos pontos de asfalto, com o restante do piso de pedras. Segundo moradores e usuários, em dias de chuva, o piso fica escorregadio, oferecendo riscos de acidentes. Vale ressaltar que o perímetro sem asfalto possui aproximadamente 155 metros de comprimento. Assim, a demanda da comunidade é o asfaltamento desse trecho. Na oportunidade, a Prefeitura deve informar sobre projetos destinados ao local e sobre prazos previstos para a sua implantação. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Regional Barreiro, Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Subsecretaria de Assuntos Institucionais e moradores.

Escolas Municipais

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará, na segunda-feira (4/11), às 10h, visita técnica à Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Camargos, à Rua Gentil Portugal do Brasil, 61, Bairro Camargos. Às 10h, os vereadores seguem para a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Itaipu, à Rua Tingui, nº 221, Bairro Tirol. As visitas têm por finalidade vistoriar as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes. Segundo o vereador  Irlan Melo (PL), que requereu as vistorias, a demanda foi apresentada pela comunidade e por profissionais da Educação, que reivindicam fiscalização, principalmente no que se refere a condições de segurança, trabalho dos profissionais que atuam na unidade e qualidade dos serviços prestados pelo Poder Público à população. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Educação, Regional Noroeste e Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte. 

Na sexta-feira (8/11), às 10h, será vistoriada a Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo, à Rua Aiuruoca, nº 501, no Bairro São Paulo. Segundo o vereador Pedro Patrus (PT), que requereu a visita, o objetivo da vistoria é avaliar as condições de infraestrutura, equipe de atendimento e serviços prestados na unidade. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal, Associação Atlética Aiuruoca e Colegiado da Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo. Às 11h, a Comissão segue para a quadra esportiva do prédio que abrigava a Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo, situado à Rua Angola, nº 109, no Bairro São Paulo. De acordo com o mesmo requerente, vereador Pedro Patrus, a visita tem por finalidade verificar os mesmos pontos avaliados na escola, sendo solicitada a presença dos mesmos convidados.

Centro de Saúde

A Comissão de Saúde e Saneamento realizará, nesta quarta-feira (6/11), às 9h30, visita técnica ao Centro de Saúde Nazaré, à Rua Cruz de Malta, 73, Bairro Nazaré. O objetivo da visita, requerida pelo vereador Edmar Branco (Avante), é verificar as condições de operação do Centro de Saúde, que conforme usuários, carece de infraestrutura e de médicos especialistas na equipe.  Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Distrital de Saúde Nordeste, Centro de Saúde Nazaré e Comissão Local de Saúde.

A necessidade de contenção de águas das chuvas também será fiscalizada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, nesta quinta-feira (7/11), às 10h, quando os parlamentares realizarão visita técnica à Rua José do Carmo Oliveira, em frente ao nº 249, no Bairro Tirol, Região do Barreiro. Segundo o requerente da visita, vereador Juliano Lopes (PTC), a visita tem por finalidade verificar de perto relatos da comunidade de que, em decorrência das chuvas, a rua fica inundada, principalmente no referido trecho, ocasionando transtornos e prejuízos a moradores e transeuntes. Desta forma, estes solicitam a instalação de boca de lobo para solucionar o problema. Foram convidados representantes da Regional Barreiro, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Distrito Regional Sudoeste Barreiro e Subsecretaria de Assuntos Institucionais.

Superintendência de Comunicação Institucional