VISITAS TÉCNICAS

Parlamentares vão averiguar situação de famílias atingidas por enchentes

Bairro Primeiro de Maio será visitado pelas Comissões de Drenagem e de Direitos Humanos; Ocupação Dandara também vai ser vistoriada

segunda-feira, 22 Fevereiro, 2021 - 18:45

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Como acontece quase todo ano, as chuvas que castigaram BH causaram enchentes em vários locais da cidade. Áreas situadas nos Bairros Primeiro de Maio e São Gabriel foram gravemente afetadas. Para averiguar de perto a situação e avaliar as possíveis causas, a Comissão de Direitos Humanos e Direito do Consumidor e a Comissão Especial de Estudos sobre Drenagem Urbana vão vistoriar o local e conversar com os moradores na próxima sexta-feira (26/2). Antes, na quinta (25/2), a Ocupação Dandara, regularizada recentemente pela Prefeitura, onde alagamentos também desabrigaram famílias e causaram prejuízos materiais, recebe visita da Comissão de Direitos Humanos. Também no dia 25, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai vistoriar o Colégio Sesi, no Vale do Jatobá, também afetado pelas chuvas. As atividades podem ser acompanhadas por qualquer cidadão interessado.

De acordo com o requerimento, aprovado nas duas comissões, no dia 7 de fevereiro várias famílias residentes nos Bairros Primeiro de Maio e São Gabriel ficaram desabrigadas em consequência das enchentes. O alagamento das casas também causou a destruição e perda de móveis, utensílios, documentos e registros familiares, entre outros bens. Os parlamentares estiveram no local na ocasião e vêm acompanhando a situação, avaliando a extensão dos danos e os trabalhos emergenciais de assistência e suporte às famílias pelo poder público. As demandas, porém, não teriam sido atendidas até o momento.

Pessoas que residem há mais de 40 anos no local suspeitam que obras recentes na Estação São Gabriel podem ter contribuído para a ocorrência. Para acompanhar os vereadores, serão convidadas a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Secretarias Municipais de Política Urbana;  de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; e de Obras e Infraestrutura, Defesa Civil, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Promotoria e Defensoria Especializadas em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais.

O encontro dos participantes será às 14h, em frente à Creche Etelvina Caetano de Jesus, na Rua Oscar Lobo Pereira, 115, no Primeiro de Maio. A iniciativa da visita é de Bella Gonçalves (Psol), Cláudio do Mundo Novo (PSD), Fernanda Pereira Altoé (Novo), Irlan Melo (PSD), Macaé Evaristo (PT), Miltinho CGE (PDT) e Wilsinho da Tabu (PP).

Ocupação Dandara

Na quinta-feira (25/2), a partir das 9h, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai averiguar a situação das famílias residentes na Ocupação Dandara, no Bairro Trevo. Autora do requerimento que originou a visita, Bella Gonçalves relata que moradores tiveram as casas inundadas em outubro de 2020, e ressalta que o ocorrido coincide com intervenções feitas pelo Executivo no local, como asfaltamento de vias sem a respectiva rede de drenagem. Deverão acompanhar a comissão, além da Urbel, a Administração Regional Pampulha, a Secretaria Municipal de Política Urbana e a Copasa. A visita começa na Rua 9 de Abril, uma das mais afetadas pelos alagamentos, na esquina com a Rua Camilo Torres.

Colégio Sesi

Também no dia 25, às 9h, a Comissão do Meio Ambiente e Política Urbana vai vistoriar as instalações do Colégio Sesi, situado na Regional Barreiro. Segundo o requerente, Wanderley Porto (Patri), a visita tem a finalidade de avaliar, juntamente com a Sudecap, os danos causados pelas chuvas e as possíveis soluções para as enchentes recorrentes que atingem a unidade e seu entorno, buscando uma resposta efetiva do poder público para o cidadão. O colégio Sesi fica na Avenida Delfino Francisco Xavier, no Bairro Vale do Jatobá.