Parlamentares vão averiguar situação de famílias atingidas por enchentes

Como acontece quase todo ano, as chuvas que castigaram BH causaram enchentes em vários locais da cidade. Áreas situadas nos Bairros Primeiro de Maio e São Gabriel foram gravemente afetadas. Para averiguar de perto a situação e avaliar as possíveis causas, a Comissão de Direitos Humanos e Direito do Consumidor e a Comissão Especial de Estudos sobre Drenagem Urbana vão vistoriar o local e conversar com os moradores na próxima sexta-feira (26/2). Antes, na quinta (25/2), a Ocupação Dandara, regularizada recentemente pela Prefeitura, onde alagamentos também desabrigaram famílias e causaram prejuízos materiais, recebe visita da Comissão de Direitos Humanos. Também no dia 25, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai vistoriar o Colégio Sesi, no Vale do Jatobá, também afetado pelas chuvas. As atividades podem ser acompanhadas por qualquer cidadão interessado.
De acordo com o requerimento, aprovado nas duas comissões, no dia 7 de fevereiro várias famílias residentes nos Bairros Primeiro de Maio e São Gabriel ficaram desabrigadas em consequência das enchentes. O alagamento das casas também causou a destruição e perda de móveis, utensílios, documentos e registros familiares, entre outros bens. Os parlamentares estiveram no local na ocasião e vêm acompanhando a situação, avaliando a extensão dos danos e os trabalhos emergenciais de assistência e suporte às famílias pelo poder público. As demandas, porém, não teriam sido atendidas até o momento.
Pessoas que residem há mais de 40 anos no local suspeitam que obras recentes na Estação São Gabriel podem ter contribuído para a ocorrência. Para acompanhar os vereadores, serão convidadas a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Secretarias Municipais de Política Urbana; de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; e de Obras e Infraestrutura, Defesa Civil, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Promotoria e Defensoria Especializadas em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais.
O encontro dos participantes será às 14h, em frente à Creche Etelvina Caetano de Jesus, na Rua Oscar Lobo Pereira, 115, no Primeiro de Maio. A iniciativa da visita é de Bella Gonçalves (Psol), Cláudio do Mundo Novo (PSD), Fernanda Pereira Altoé (Novo), Irlan Melo (PSD), Macaé Evaristo (PT), Miltinho CGE (PDT) e Wilsinho da Tabu (PP).
Ocupação Dandara
Na quinta-feira (25/2), a partir das 9h, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai averiguar a situação das famílias residentes na Ocupação Dandara, no Bairro Trevo. Autora do requerimento que originou a visita, Bella Gonçalves relata que moradores tiveram as casas inundadas em outubro de 2020, e ressalta que o ocorrido coincide com intervenções feitas pelo Executivo no local, como asfaltamento de vias sem a respectiva rede de drenagem. Deverão acompanhar a comissão, além da Urbel, a Administração Regional Pampulha, a Secretaria Municipal de Política Urbana e a Copasa. A visita começa na Rua 9 de Abril, uma das mais afetadas pelos alagamentos, na esquina com a Rua Camilo Torres.
Colégio Sesi
Também no dia 25, às 9h, a Comissão do Meio Ambiente e Política Urbana vai vistoriar as instalações do Colégio Sesi, situado na Regional Barreiro. Segundo o requerente, Wanderley Porto (Patri), a visita tem a finalidade de avaliar, juntamente com a Sudecap, os danos causados pelas chuvas e as possíveis soluções para as enchentes recorrentes que atingem a unidade e seu entorno, buscando uma resposta efetiva do poder público para o cidadão. O colégio Sesi fica na Avenida Delfino Francisco Xavier, no Bairro Vale do Jatobá.
Superintendência de Comunicação Institucional