Medidas para estimular a soltura responsável de pipas serão tema de debate

PL em tramitação na Casa prevê a criação de espaços destinados à prática em parques e praças da Capital

sexta-feira, 22 Setembro, 2017 - 19:30
Pipa colorida, em formato de peixe, voado no céu

Foto: Pixabay/Licença Creative Commons

Projeto de lei em tramitação na Câmara autoriza a criação de pipódromos em Belo Horizonte, espaços nos quais crianças e seus familiares poderão soltar pipas com segurança e de forma responsável. O texto, que está em fase de tramitação nas comissões, será discutido em audiência na próxima terça-feira (26/9), às 9h, no Hall da Presidência. Promovida pela Comissão de Administração Pública, a reunião objetiva tratar de perspectivas para a viabilização da proposta.

Assinado por Irlan Melo (PR), requerente da audiência, o PL 271/17 prevê que os pipódromos ocupem áreas abertas e seguras, como parques ecológicos, campos de futebol, praças ou similares. O texto estipula ainda a realização de festivais para reunir os amantes da prática, eventos educativos e a instituição da "Semana do Uso Responsável de Pipas", com objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre o uso seguro e consciente do brinquedo. Segundo Irlan Melo, a expectativa é que a reunião permita à comunidade e ao poder público discutir e apontar os melhores locais para a instalação dos pipódromos em cada ragional da cidade.

Segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), entre janeiro de 2015 e julho de 2017, quase 90 pessoas foram atendidas com ferimentos provocados por cerol ou linha chilena no Estado. Só neste ano, pelo menos dois acidentes fatais foram registrados na Grande BH, um dos quais vitimou uma criança de cinco anos.

Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes das Secretarias Municipais de Governo, de Meio Ambiente e de Planejamento.