José Ferreira é o entrevistado da semana em videocast da CMBH
Parlamentar abordou sua atuação na Comissão de Saúde e falou sobre sua produção legislativa
Foto: Claudio Rabelo/CMBH
Em seu 18º episódio, o Câmara em Foco, videocast produzido pela Câmara Municipal, traz uma entrevista em profundidade com o vereador José Ferreira (Pode). O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento aponta os principais desafios e avanços da área na capital. José Ferreira também comenta sobre o Projeto de Lei 499/2025, que institui a política de estímulo à prática de atividades náuticas, comerciais ou esportivas na Lagoa da Pampulha; e o PL 422/2025, que cria a carteira de identificação para pessoas com fibromialgia (FM). O parlamentar ainda analisa a presença da Guarda Municipal nas unidades de saúde e destaca o legado que espera deixar com a sua atuação na CMBH. O episódio poder ser acessado pelo canal da Câmara Municipal no Youtube e pelas plataformas Spotify, Amazon, Deezer e Pocket Casts.
Objetivos e principais bandeiras
Segundo José Ferreira, como presidente do colegiado na CMBH, seu principal objetivo é defender o SUS de Belo Horizonte, buscando melhorias na qualidade do atendimento e valorização dos profissionais de saúde. O vereador conta que, desde o início do ano, realizou visitas técnicas em todas as unidades de saúde da capital para avaliar as condições em que se encontravam. "De cada uma, nós saímos com um relatório de questões que precisavam ser resolvidas, tanto voltadas para os usuários, quanto para os profissionais”, disse. Segundo José Ferreira, dentre os principais problemas encontrados estão a falta de insumos e medicamentos, além da necessidade de revitalização dos espaços físicos das unidades. O parlamentar ainda destaca que mais do que identificar as demandas", seu objetivo é ajudar a encontrar as soluções.
“Com isso, fizemos vários encaminhamentos, indicações e ofícios para que a prefeitura, a Secretaria de Saúde, pudesse melhorar todo o atendimento. [...] Como presidente, além dessa dedicação de fiscalização e de cobrar a secretaria, o objetivo é tentar avançar em políticas públicas no SUS em Belo Horizonte e tentar trazer a solução para os problemas”, declara José Ferreira.
Sistema de Gestão Hospitalar
Outro assunto tratado na entrevista é a Solução Integrada de Gestão Hospitalar, Ambulatorial e de Regulação (Sigrah). José Ferreira relata que durante as visitas técnicas realizadas aos postos de saúde o sistema foi uma das pautas mais citadas pelos trabalhadores das unidades. O vereador esclarece que a implantação de um sistema em equipamentos públicos “não é uma coisa simples”, e que o Sigrah deveria ser uma "solução ágil", que proporcione facilidade para o profissional. No entanto, segundo ele, o sistema tem apresentado problemas operacionais, gerando atraso nos atendimentos. José Ferreira lembrou a audiência pública para debater o assunto e realizada a seu pedido, e destacou que promessa da Prefeitura de Belo Horizonte de que até o final do ano haverá "um grande avanço" no Sigrah. “Eu entendo que, hoje, é um sistema que tem atrasado o atendimento e tem causado estresse nos profissionais. É um problema que a prefeitura precisa urgentemente resolver, para que venha a funcionar de verdade e de uma maneira rápida”, declara o vereador.
Violência nas unidades de saúde
Ao abordar a violência nos postos de saúde da capital, José Ferreira se posiciona a favor da manutenção dos agentes nas unidades. Segundo o parlamentar, a medida trouxe uma redução "muito grande" da violência nesses equipamentos. Para ele, a PBH deve avaliar melhor a permanência da Guarda Municipal nos postos e pensar outros mecanismos para que a segurança seja prioridade nos locais. “Antes de pensar na retirada dos guardas das unidades, tem que pensar em um projeto de segurança que resolva a situação. Fazer política pública de conscientização para que os usuários entendam que o respeito tem que prevalecer”, diz José Ferreira.
Projetos de lei de sua autoria
Dois projetos de lei assinados pelo vereador também estiveram na pauta do programa. O PL 499/2025 institui a Política de Estímulo à Prática de Atividades Náuticas na Lagoa da Pampulha, como remo, canoagem, windsurfe e similares. José Ferreira destaca a necessidade de protocolos de segurança antes que a prática seja autorizada, e afirma que o objetivo da proposta é trazer "ainda mais vida para a Lagoa da Pampulha, cuidando, preservando, mas também abrindo para as pessoas”. Para o parlamentar, futuramente, o cartão postal da cidade pode se tornar um ponto de treinamento para as Olímpiadas, além de um local para que se realizem diversas competições. “Vale reafirmar que eu não tenho pressa para isso, mas tenho um desejo enorme de ver a Lagoa da Pampulha sendo usada para essas práticas de esporte. Hoje, eu entendo que a Lagoa deveria possibilitar, há muito tempo, a prática desses esportes”, completa José Ferreira. O PL 499/2025 aguarda apreciação em Plenário.
Instituir a Carteira de Identificação das Pessoas Acometidas pela Fibromialgia e estabelecer prioridade de atendimentos a elas no município é o objetivo do PL 422/2025. José Ferreira destaca que diversas pessoas no Brasil convivem com a doença e que a proposta do PL é que a síndrome passe a ser considerada uma deficiência, garantindo a essa população a garantia dos seus direitos no atendimento. O texto aguarda sanção ou veto do Poder Executivo, e José Ferreira declara que o seu desejo é "que esse projeto seja sancionado o mais rápido possível, que é o que as pessoas esperam”, declarou.
Legado
José Ferreira ainda ressalta o impacto positivo que as emendas parlamentares geram para a garantia da prestação de serviços públicos. O vereador afirma que através delas conseguiu destinar recursos para unidades básicas de saúde e hospitais, podendo "melhorar um pouco o atendimento à população”. Para José Ferreira, as emendas impositivas são uma garantia que determinada obra será executada e é este o legado que ele quer deixar para a cidade: “bons trabalhos para a população”.
“Nós conseguimos mudar a realidade de várias unidades de saúde, hoje, na cidade de Belo Horizonte. Onde nós destinamos as emendas, hoje, se você for lá, vê totalmente diferente do que era antes. [...] Quero me dedicar ainda mais como presidente da Comissão de Saúde. O que eu quero é saber que a minha atuação gerou políticas públicas boas para a população”, declara José Ferreira.
Superintendência de Comunicação Institucional


