EM VIGOR

Tradição nas comunidades de BH, Futebol de Várzea será celebrado em 2 de maio

Lei que cria a data é originária do Legislativo e foi sancionada nesta quarta (14). Capital reúne dezenas de times amadores

quarta-feira, 14 Janeiro, 2026 - 14:30

Foto: PBH/Flickr/ Rodrigo Clemente

Com torneios importantes na Capital Mineira como a Copa Centenário, Copa Itatiaia e a Taça das Favelas, Belo Horizonte passa a celebrar o 2 de maio como o Dia Municipal do Futebol de Várzea. A Lei 11.956, que cria a data, foi sancionada nesta quarta-feira (14/1) pelo prefeito em exercícior Professor Juliano Lopes. A norma é originária de projeto de lei apresentado pelo vereador Edmar Branco (PCdoB) e entre os objetivos está o reconhecimento, a valorização, o estímulo e a visibilidade da modalidade. A prática, que reúne dezenas de jogadores e torcedores em campos de bairros e comunidades, não tem um número exato de times na capital. A última edição da Copa Itatiaia, entretanto, dá uma dimensão da mobilização do esporte, já que a disputa reuniu 40 clubes de Belo Horizonte e Região Metropolitana e um público de mais de 30 mil torcedores. No dia 2 de maio de 1921 foi fundado o Social Olímpico Ferroviário do Horto, reconhecido como o mais antigo clube, em atividade contínua, no futebol amador da capital mineira.

Lazer, convivência e inclusão

O Projeto de Lei 523/2025, de Edmar Branco, foi apresentado em meados de setembro do ano passado. A proposta altera a Lei 11.397/22, que trata das datas comemorativas no Município. Ao defender a homenagem o parlamentar lembrou que para muitas regiões de Belo Horizonte, a prática representa a principal forma de lazer, convivência social e inclusão cidadã das comunidades.

Segundo o parlamentar, a instituição do Dia do Futebol de Várzea de Belo Horizonte é medida justa e necessária pois

“Confere visibilidade institucional e cultural a um movimento esportivo que, sem o devido reconhecimento, há mais de um século contribui para a formação cidadã, a integração comunitária e a promoção da saúde de milhares de belo-horizontinos”, afirma Edmar Branco.

Estimular a participação feminina

Entre os objetivos da data estão: reconhecer a importância social, cultural e esportiva das ligas, clubes e dirigentes da várzea; valorizar a prática esportiva como forma de lazer, cidadania e inclusão social; 3) estimular a participação feminina, bem como das categorias de base, máster e super master; e dar visibilidade às competições tradicionais da cidade, como a Copa Itatiaia e a Copa Centenário, entre outros torneios comunitários.

A várzea

A palavra várzea refere-se a áreas planas e úmidas, situadas às margens de rios, que frequentemente são alagadas. Desde os primórdios do futebol brasileiro, essas regiões são utilizadas para a prática do esporte, com as partidas sendo disputadas em campos de terra batida ou grama irregular por jogadores amadores.

Superintendência de Comunicação Institucional