Plenário

Faixa de trânsito reversível, exclusiva para ônibus, é aprovada em 1º turno

Medida integra pacote de alterações propostas para o transporte coletivo de BH. No Plenário, eleição da Mesa foi repercutida

terça-feira, 13 Dezembro, 2022 - 17:00

Foto: Ernandes Ferreira/CMBH

O Plenário da Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (13/12), projeto de lei que permite que as vias arteriais de BH passem a contar com faixa exclusiva destinada aos ônibus e que estas possam ser reversíveis de acordo com o horário de pico. A matéria, que visa garantir maior flexibilidade da malha e melhor fluxo viário, integra um conjunto de medidas, de autoria do Legislativo, para reestruturação do sistema de transporte coletivo da Capital. Votado de forma simbólica e em 1º turno, o texto aguardará ser colocado na pauta do Plenário para apreciação definitiva. Ainda na reunião, parlamentares repercutiram a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024, ocorrida na manhã de ontem, quando a chapa 2, encabeçada por Gabriel (sem partido), venceu a chapa 1 , liderada por Professor Claudiney Dulim (Avante).

PL 444/2022 institui a implementação de faixas exclusivas para o transporte coletivo público de passageiros. Assinada por Gabriel e outros 18 vereadores, a proposição, segundo os autores, objetiva determinar soluções urgentes a serem adotadas pela Prefeitura a fim de melhorar o fluxo de veículos na capital, principalmente do transporte coletivo. Também são signatários do texto Cláudio do Mundo Novo (PSD); Cleiton Xavier (PMN); Dr. Célio Frois (PSC); Fernanda Pereira Altoé (Novo); Flávia Borja (PP); Helinho da Farmácia (PSD); Irlan Melo (Patri); Jorge Santos (Republicanos); Léo (União); Marilda Portela (Cidadania); Miltinho CGE (PDT); Pedro Patrus (PT); Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB); e Wilsinho da Tabu (PP).

Ao debater o PL, Gabriel lembrou que as faixas exclusivas para ônibus são hoje uma exceção, mas a ideia é que elas se tornem a regra. "Ônibus tem prioridade. Transporte coletivo tem prioridade. Um veículo onde cabem 40, 50, 60 pessoas tem que passar rápido nas ruas, em relação a quem optou por estar num veículo individual. Isso é democrático. Isso é inteligente e é isso que as cidades do mundo onde a mobilidade serve de exemplo fazem", declarou.

O PL 444/2022 faz parte de um grupo de iniciativas que propõem alterações em regras do sistema de transporte coletivo da Capital. Além do texto apreciado, fazem parte deste grupo os PLs 442/2022, que altera a forma de remuneração das empresas de ônibus pela prestação de serviços, e 446/2022, que cria um sistema integrado de pagamento de tarifas que permite a cobrança de passagens via cartões de crédito e débito.

Segundo Gabriel, uma reunião do GT de Mobilidade, teria ocorrido na manhã de hoje, com o prefeito Fuad Noman e a expectativa é de haja maior celeridade da Prefeitura no debate acerca dos outros dois PLs, já que, segundo o parlamentar, ainda não há um consenso em relação, por exemplo, à bilhetagem eletrônica. "A PBH quer enviar um substitutivo que não faz o menor sentido e então ainda não temos consenso. O PL da remuneração também não (há consenso), mas no caso da faixa exclusiva, esse projeto não vai receber nenhuma emenda", afirmou o parlamentar, que solicitou ainda que a medida fosse pautada em 2º turno o mais breve, dentro do prazo regimental, confirmando-se a aprovação de 1º turno.

Com a aprovação confirmada por meio de votação simbólica, a proposta aguardará para ser apreciada em 2º turno, já que até o momento não há emendas a serem analisadas.

Eleição da Mesa

Ainda durante a reunião, vereadores utilizaram o momento para assuntos relevantes para repercutir a eleição da Mesa Diretora - Biênio 2023-2024. Além de Léo (União), Bruno Miranda (PDT) e Wanderley Porto (Patri) se manifestaram reconhecendo a vitória da Chapa 2. Segundo Léo, que pediu votos para Chapa 1, embora a vitória não tenha ocorrido, a eleição foi um bom combate. "Não vencemos, mas tenho certeza que a pessoa que encabeça a outra chapa, o vereador Gabriel, fará um grande trabalho no próximo biênio. Trabalhará para as pautas da cidade, junto com sua Mesa Diretora", afirmou.

Optantes pela Chapa 2, se manifestaram Henrique Braga (PSDB) e Professora Marli (PP). O peessedebista lembrou que esta foi a 18ª eleição de Mesa da qual participou e, percebendo que a relação da Prefeitura estava ruim com a Câmara Municipal, chegou a alertar o Executivo sobre isso. "A única coisa que faltou na chapa 1 e sobrou na chapa 2 foi habilidade, porque eu nunca vi o prefeito entrar na disputa da Mesa aqui nessa Casa e perder a eleição", declarou.

Duas chapas foram registradas para disputar a Mesa. Além do grupo vitorioso, registrado como Chapa 2: Gabriel, Professor Juliano Lopes (Agir), Wesley (PP), Marcela Trópia (Novo), Ciro Pereira (PTB) e Flávia Borja (PP) também foram candidatos os vereadores Doutor Célio Fróis (PSC), Bruno Miranda (PDT), Wanderley Porto (Patri), Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), Fernando Luiz (PSD) e Professor Claudiney Dulim (Avante), postulante a presidente na Chapa 1.A disputa acirrada terminou com 21 votos para a chapa 2, contra 20 para a Chapa 1.

Denúncia

Antes do encerramento, Wanderley Porto repercutiu denúncias sobre a ocorrência de mortes de gatos, na área do Mercado Novo. Segundo o parlamentar, trata-se de um crime que precisa ser investigado e uma visita técnica já está sendo pensada para apurar as denúncias no local.

Assista à integra da reunião.

107ª Reunião Ordinária - Plenário