SAÚDE E SANEAMENTO

Audiência irá debater crise financeira que afeta hospitais da capital

Falta de recursos nos hospitais Sofia Feldman e São Francisco e na Maternidade Santa Fé coloca saúde em alerta

terça-feira, 20 Dezembro, 2022 - 16:15
Sentado em frente a computador, assessor da Câmara acompanha reunião virtual com quatro vereadores.

Foto Cláudio Rabelo/CMBH

Riscos para os serviços de saúde por conta das crises financeiras vividas pelos hospitais Sofia Feldman e São Francisco e pela Maternidade Santa Fé serão debatidos em audiência pública, que foi aprovada pela Comissão de Saúde e Saneamento, em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (20/12). Solicitada por Macaé Evaristo, (PT), a audiência irá discutir temas como a demissão de trabalhadores das unidades mencionadas e a diminuição de serviços de saúde em Belo Horizonte. O evento foi agendado para o dia 21 de dezembro, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. A audiência pública será transmitida ao vivo pelo Portal CMBH, e a população poderá participar enviando perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário disponível

Estão convidados o secretário estadual de Saúde, Fábio Bequeretti Vitor, a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Pádua Aguiar. Entre os representantes de entidades sindicais, foram convidados o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de BH e Região (Sindeess), José Maria Pereira, o representante da Central Sindical e Popular Conlutas, Wanderson de Souza, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Wanderson Rodrigues, e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jairo Nogueira Filho. Também foram convidados os seguintes representantes de hospitais:  os diretores do Hospital Sofia Feldman (HSF), Ivo de Oliveira Lopes, do Hospital São Francisco Assis, Charles Carvalho Castro, e da Maternidade Santa Fé, além da presidente do Conselho Local de Saúde Sofia Feldman, Regina Rodrigues 

Crise financeira em hospitais

A falta de recursos do Hospital Sofia Feldman já foi debatida pela comissão em abril deste ano. Instituição filantrópica, 100% SUS, reconhecida como referência nacional e internacional na assistência ao parto e a recém-nascidos de alto risco, a unidade hospitalar assiste a quase mil partos por mês de pacientes de Belo Horizonte e região metropolitana. A audiência pública de abril, solicitada por Dr. Célio Frois (PSC), mostrou que o hospital estava subfinanciado e vinha acumulando dívidas há anos. 

Na ocasião, representante do HSF, Tatiana Lopes, disse que a instituição recebia pelo número de partos, enquanto que o financiamento de outras unidades acontecia independentemente do número de partos realizados. Tal modelo de financiamento, segundo ela, contribuía para o déficit orçamentário do Sofia Feldman. Os vereadores defenderam a importância da entidade e se comprometeram a apresentar emendas orçamentárias ao hospital.

Já a Maternidade Santa Fé, localizada no Bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte, suspendeu os atendimentos de urgência no dia 30 de novembro. Faltavam insumos, e funcionários alegavam estar com pagamentos atrasados.

Crise financeira também afeta o Hospital São Francisco, que pode fechar a unidade do Bairro Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a qual é responsável por atender pacientes ortopédicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estiveram presentes os seguintes vereadores: os efetivos José Ferreira (PP) e Dr. Célio Frois (PSC) e os suplentes Pedro Patrus (PT) e Helinho da Farmácia (PSD). 

Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião Extraordinária - Comissão de Saúde e Saneamento