VISITAS TÉCNICAS

Vereadores vão verificar andamento de obras nos Córregos Olaria e Jatobá

Transbordamento de córrego no Boa Vista e condições de saneamento em curso d'água no Pindorama também serão averiguados

segunda-feira, 25 Abril, 2022 - 16:30
Via de terra com tubulações à direita e casas de comunidade ao fundo. à esquerda, placa com os seguintes dizeres: "Obra da Prefeitura. Tratamento de fundo de vales dos córregos Olaria e Jatobá 3ª etapa".

Foto Google Maps / Street View

Em um ambiente urbano, córregos e cursos d`água podem transbordar periodicamente, devido a fatores como acúmulo de lixo no sistema de drenagem, falta de escoamento da água provocada pelo excesso de asfalto e altos volumes de chuva. As Comissões de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana e de Saúde e Saneamento realizam, esta semana, visitas técnicas para vistoriar o tema em diferentes regiões da cidade. Nesta quarta-feira (27/4), às 14h30, a Comissão de Meio Ambiente irá às obras de tratamento de fundo de vale dos córregos Olaria e Jatobá na Avenida Senador Levindo Coelho, esquina com Rua Primordial, no Barreiro. No mesmo dia, às 9h30, a Comissão de Saúde e Saneamento irá verificar a possibilidade de implantação de melhorias no córrego situado na parte de trás da Rua Deolinda Cândida, em frente aos números 157 e 165, no Bairro Boa Vista. A mesma comissão estará, na quinta-feira (28/4), conferindo as condições de saneamento em curso d'água na Rua Antulhe, altura do nº 80, no Bairro Pindorama. 
 
Na quarta-feira (27/4), às 14h30, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana vai realizar visita técnica à Avenida Senador Levindo Coelho, esquina com Rua Primordial, entrada principal, no Barreiro. Solicitada por Pedro Patrus (PT), a vistoria tem o objetivo de averiguar o andamento das obras de tratamento de fundo de vale dos Córregos Olaria e Jatobá, no endereço citado. Patrus afirma que a visita objetiva avaliar o andamento das obras mencionadas, de acordo com as informações prestadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura por meio do Ofício Dirleg n° 1.551/21, em resposta ao Requerimento de Comissão n° 504/2021, que solicita, entre outras informações, o cronograma de execução da obra da Bacia de Contenção do Córrego Olaria/Jatobá; o prazo de conclusão da ponte que liga o Tirol ao Olaria e da travessia situada na Rua Jasmim do Cabo; a revitalização e processo de tombamento da torre da Olaria;  e a previsão de construção do campo de futebol para comunidade. Foram convidados representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi); e da Coordenadora de Atendimento Regional Barreiro. 
 
Saúde e Saneamento
 
O transbordamento de um córrego localizado na parte de trás da Rua Deolinda Cândida, em frente aos números 157 e 165, no Bairro Boa Vista, Região Leste de Belo Horizonte, é o  motivo da visita técnica a ser realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento nesta quarta-feira (27/4), às 9h30. Solicitada por Rubão (PP), a visita tem a finalidade de verificar a possibilidade de a Prefeitura intervir no córrego cuja água transborda e invade casas, causando transtornos aos moradores. O vereador acrescenta que é urgente realizar intervenções  para que não ocorram mais alagamentos no local. Estão convidados representantes da Sudecap; da Smobi; e da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste.
 
A mesma comissão vai realizar na quinta-feira (28/4), às 10h, visita técnica para verificar as condições de saneamento em curso d'água na Rua Antulhe, altura do nº 80, no Bairro Pindorama, Região Noroeste. Solicitada por José Ferreira (PP), a atividade tem o objetivo de verificar as condições de saneamento em curso d'água no endereço mencionado. Ferreira informa que a comunidade do Bairro Pindorama queixou-se do mau cheiro, mato alto, aparecimento de animais nocivos à saúde e do descaso em relação ao curso d’água citado, o que vem causando uma série de transtornos e problemas de saúde pública, especialmente em relação ao aumento de doenças causadas pelo Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, que, neste ano, apresentaram aumento de casos. Foram convidados representantes da Coordenadoria de Administração Regional Noroeste; da Gerência Regional de Manutenção Noroeste; e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
 
Superintendência de Comunicação Institucional