VISITA TÉCNICA

Condição precária de via no Bairro Tupi será verificada por comissão

Más condições da pavimentação e iluminação deficiente oferecem riscos a motoristas e pedestres

segunda-feira, 24 Julho, 2017 - 18:15
Rua Áurea Rocha Madeira, no Bairro Tupi B, que será percorrida por vereadores

Foto: Google Street View

Atendendo reivindicações de moradores, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizará visita técnica nesta terça (25/7) à Rua Áurea Rocha Madeira, no Bairro Tupi B, na Região Norte da capital, com a finalidade de avaliar as condições precárias da via. Segundo o requerente, vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), a comunidade solicita melhorias especialmente no que se refere à pavimentação asfáltica e iluminação. A atividade terá início às 9h na própria via, que começa na Rua Maria Helena Rocha, altura do nº 205, no Bairro Tupi B (Pedreira B).

De acordo com Cláudio da Dorgaria, denúncias e reclamações de moradores e transeuntes que precisam utilizar a via apontaram condições precárias de locomoção, especialmente em alguns trechos, que vêm trazendo riscos a motoristas e pedestres. Para verificar a situação e encaminhar soluções urgentes para os problemas detectados, o parlamentar decidiu solicitar à comissão a fiscalização e avaliação in loco da Rua Áurea Rocha Madeira, percorrendo os trechos mencionados e ouvindo a população local, que reivindica principalmente a pavimentação asfáltica e a instalação de iluminação pública adequada da via.

Conforme informações da PBH, o Tupi está entre os bairros da Região Norte que surgiram da ocupação do entorno da Mata do Isidoro, entre as décadas de 1970 e 1990, como frutos da tentativa do poder público de organizar essa ocupação. Essas urbanizações, no entanto, de acordo com o material, foram realizadas sem o planejamento adequado, se estendendo por morros e espaços íngremes, e o poder público nem sempre conseguiu acompanhar seu ritmo, levando infraestrutura básica aos seus moradores.

Convidados

Para acompanhar a visita técnica, além de lideranças comunitárias, foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e lnfraestrutura, Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap),  Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e Coordenação de Administração Regional Municipal Norte.

A atividade é aberta à participação de qualquer cidadão interessado.