Degradação e insegurança no Parque Municipal serão debatidas na segunda (4/8)
Reunião aberta ao público será realizada às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH
A situação atual do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no centro da cidade, será tema de audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana. O encontro, solicitado pela Professora Marli (PP), vai debater a degradação ambiental causada pela intensa utilização do local, descarte irregular de lixo, atos de vandalismo contra monumentos públicos e sensação de insegurança no parque, além de suspeitas da atuação de vendedores ambulantes sem licença. A reunião será na próxima segunda-feira (4/8), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Cidadãos interessados poderão participar da audiência presencialmente ou acompanhá-la ao vivo no portal e canal do Youtube da CMBH.
De acordo com a vereadora, o Parque Municipal é o patrimônio ambiental mais antigo da cidade. O espaço, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MG), abriga “rica biodiversidade, com diversas espécies de plantas, nascentes, fauna silvestre e vasta vegetação, que contribui para amenizar o clima da região”. É uma das áreas de preservação mais visitadas de Belo Horizonte, segundo a Prefeitura, devido à sua localização, equipamentos de lazer e eventos.
Convidados
Para participar do diálogo, foram convidados o secretário municipal de Meio Ambiente, João Paulo Menna, e representantes da Fundação de Parques e Zoobotânica; da Subsecretaria de Fiscalização; da Guarda Municipal de Belo Horizonte; do IPHAN-MG; e da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Institucional