Mobilidade e desenvolvimento sustentável do Barreiro em pauta na segunda (15)
Impacto de empreendimentos geradores de tráfego e problemas na circulação serão debatidos com a PBH e lideranças comunitárias
Foto: Google Maps
A implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e o recém-inaugurado Shopping Reserva Mall, ambos no Bairro das Indústrias, somados às limitações de circulação ao longo da linha férrea da Vale S/A, no bairro Pilar, vêm preocupando quem mora, trabalha ou transita na Regional Barreiro. Apesar dos benefícios trazidos pelos equipamentos, receia-se que o aumento do fluxo de pessoas e veículos sobrecarregue o tráfego e o transporte público. Considerando a necessidade de planejar o desenvolvimento urbano sustentável da região, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana promove um debate público sobre a questão na segunda (15/12), a partir das 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Requerido por Wanderley Porto (PRD) e Professor Juliano Lopes (Pode), o encontro é aberto ao público de forma presencial ou remota, pelo portal ou canal da Câmara no YouTube.
Em nota técnica solicitada pelos vereadores, a consultora da Câmara Tainá Verona explica que o local da implantação do IFMG foi determinado na lei que instituiu a Operação Urbana Simplificada (11.891/2025), juntamente com os objetivos, prazos e parâmetros urbanísticos a serem utilizados. Inicialmente, está prevista a disponibilização de sete cursos nas áreas de saúde e meio ambiente, com cerca de 1,4 mil vagas a serem preenchidas já em 2026. No Shopping Reserva Mall, além das lojas âncoras, está prevista a abertura de 25 unidades comerciais ainda neste ano.
O shopping e a instituição de ensino, ambos considerados polos geradores de tráfego, ocupam terrenos vizinhos no bairro das Indústriasb e espera-se que os cursos e os serviços oferecidos resultem em um aumento significativo da circulação de pessoas e veículos no local e nas imediações, especialmente nas Avenidas Deputado Álvaro Antônio e Waldyr Soeiro Emrich, que fazem a ligação com a Avenida Olinto Meireles e o Anel Rodoviário, conectando vários bairros da região e ligando essa ao centro da cidade, e integrando o trajeto de dezenas de linhas de ônibus municipais e metropolitanos.
O documento acrescenta que, embora existam estudos para construção de trincheiras sob os trilhos, um trecho da Estrada de Ferro Vitória Minas, operada pela Vale, representa um obstáculo para a ligação viária dos bairros Pilar, Olhos d’Água e adjacências com outras áreas do Barreiro, agravando os problemas de circulação na região.
“É fundamental que o projeto seja discutido com transparência, garantindo que o desenvolvimento urbano ocorra de forma planejada, alinhada às políticas municipais e às normas de posturas, e assegurando a participação da comunidade e dos órgãos envolvidos”, destaca o requerimento.
Participantes
Foram convidados para participar do debate os secretários municipais de Governo, Guilherme Daltro, e de Mobilidade Urbana, Guilherme Willer; a subsecretária de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Política Urbana, Renata Herculano; o Superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Leonardo Gomes Neto; Presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Deusuite Pereira de Assis; e o coordenador da Administração Regional Barreiro, Helton Damasceno, além de representantes da Vale S/A. Também são aguardados presidentes e vice-presidentes de associações dos bairros e lideranças comunitárias locais.
Superintendência de Comunicação Institucional


