AUDIÊNCIA PÚBLICA

Políticas públicas para o setor da moda em BH serão debatidas na quinta (21)

Encontro vai propor a criação da Frente Parlamentar da Moda e discutir estratégias para o fortalecimento deste mercado

quarta-feira, 20 Agosto, 2025 - 16:45
fachada do museu da moda em belo horizonte

Foto: Adão de Souza/PBH

“BH Capital da Moda: Caminhos para uma Política Pública Permanente” é o tema da audiência pública que a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços irá promover nesta quinta-feira (21/8), às 9h30. Segundo os requerentes do debate, Bruno Miranda (PDT) e Helton Junior (PSD), a audiência busca discutir a consolidação de "políticas públicas estruturantes e transversais" para a moda como eixo de desenvolvimento econômico, turístico, cultural e social da capital. Convidada para o debate, a Frente da Moda Mineira, grupo que reúne entidades e profissionais do mercado, pretende propor a criação da Frente Parlamentar da Moda, a fim de articular e acompanhar políticas públicas para o fortalecimento do setor. A audiência pode ser acompanhada presencialmente no Plenário Camil Caram ou online pelo portal ou canal da CMBH no YouTube.

Capital da Moda

Belo Horizonte foi reconhecida como Capital da Moda em 2012. O objetivo da norma era incentivar e proporcionar o incremento da atividade econômica do comércio, colocando a capital mineira no circuito nacional e internacional da moda. No entanto, para Bruno Miranda e Helton Junior, o setor enfrenta estagnação, perda de mercado e fragilidade institucional, “carecendo de ações coordenadas entre os poderes públicos e os diversos atores da cadeia produtiva”. Os parlamentares ainda destacam que o setor gera "muitos empregos" e necessita de uma agenda permanente.

“Como um ecossistema diverso e completo que gera milhares de empregos, especialmente para mulheres, e reúne três Arranjos Produtivos Locais (APL) ligados à moda [APL de Calçados e Bolsas, APL do Vestuário e APL de Gemas e Joias], escolas especializadas, e o único museu público de moda do país, é fundamental construir uma agenda permanente que envolva a Câmara Municipal, as secretarias municipais, parlamentares, entidades do setor e a sociedade civil”, afirmam Bruno e Helton.

Em discussão

Durante a audiência, a Frente da Moda Mineira, grupo que reúne entidades, empresas, escolas e profissionais do setor, vai propor a criação da Frente Parlamentar da Moda de Belo Horizonte. A elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento da Moda; a retomada e inserção no calendário de eventos da cidade do MOOD – Festival de Moda de Belo Horizonte; e a criação de um projeto de lei municipal de moda sustentável também estão entre as demandas do setor. Os convidados ainda deverão discutir como consolidar o ecossistema da moda do município como um eixo estruturante e estratégico, por meio de políticas pública contínuas, integradas e participativas.

Convidados

Entre os convidados estão representantes do Poder Executivo da capital; da Frente da Moda Mineira; da Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap); da Câmara de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios; dos coletivos de moda de Belo Horizonte; e dos 3 APLs da Região Metropolitana de BH: Vestuário; Calçados e bolsas; e Gemas e Joias.

Superintendência de Comunicação Institucional