AUDIÊNCIA PÚBLICA

Prevenção de acidentes e mortes no trânsito em pauta na quinta (15/5)

Campanha Maio Amarelo visa conscientização. Homens jovens, com até 30 anos, estão entre as principais vítimas em Minas Gerais

segunda-feira, 12 Maio, 2025 - 13:15
Veículos no Anel Rodoviário

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Segundo estudo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MG), uma parte considerável das vítimas de trânsito em Minas Gerais é formada por homens jovens, com até 30 anos de idade. Eles são parte do público-alvo da campanha internacional Maio Amarelo, que busca alertar a sociedade para o alto índice de mortes e acidentes de trânsito. Para debater a importância da ação, a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços realiza na quinta-feira (15/5), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública sobre o tema. O encontro, que ocorre a pedido da vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), é aberto ao público e será transmitido ao vivo no portal e no canal da Câmara no YouTube. 

Homens jovens

Os dados da SES e do CBM-MG apontam que cerca de 70% dos acidentes de trânsito ocorrem em áreas urbanas, mas os mais letais estão nas rodovias — onde a chance de morte é 2,7 vezes maior. Homens lideram as estatísticas (71%) e 23% têm entre 20 e 29 anos. Os dados fazem parte de um estudo realizado em parceria pelos órgãos, entre os anos de 2019 e 2025. 

Estratégias e políticas públicas

O Maio Amarelo vem lembrar que milhares de vidas são perdidas, anualmente, devido a acidentes que poderiam ser evitados com ações de conscientização, fiscalização e infraestrutura adequada. O objetivo, segundo Fernanda Pereira Altoé, será ouvir autoridades, especialistas e a sociedade civil, a fim de elaborar estratégias e políticas públicas voltadas à segurança viária, à prevenção de acidadentes e à prevenção no trânsito. 

"Milhares de vidas são perdidas anualmente devido a acidentes que poderiam ser evitados com ações de conscientização, fiscalização e infraestrutura adequada", diz Fernanda Pereira Altoé. 

Sobre a campanha

O que é: um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

Objetivo: colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

Porque maio: em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Porque amarelo: a cor simboliza atenção e a sinalização e advertência no trânsito.

Superintendência de Comunicação Institucional