Equidade racial na economia é tema de debate na próxima terça (19/11)
Encontro será às 9h30, no Plenário Camil Caram; em pauta, ações afirmativas e consolidação de empreendimentos afro-brasileiros
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O incentivo ao afroempreendedorismo em Belo Horizonte será tema de audiência pública na reunião da Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor da próxima terça-feira (19/11). Idealizada por Pedro Patrus (PT), a audiência tem como objetivo abrir espaço para diálogo com os empreendedores, de modo a auxiliar o Poder Legislativo na criação de políticas públicas que promovam a equidade racial na economia da cidade. Foram convidados para participar do debate representantes da Prefeitura de BH e da sociedade civil. O encontro, aberto ao público, começa às 9h30, no Plenário Camil Caram, e pode ser acompanhado ao vivo pelo canal da CMBH.
Práticas culturais e economia inclusiva
De acordo com Patrus, práticas próprias da população negra que integram o cenário cultural e histórico da capital mineira, como congado, rodas de samba e capoeira, blocos afros e afoxés, terreiros e quilombos urbanos, "revelam a força do afroempreendedorismo”, que é sustentado pelas comunidades tradicionais de matriz africana. “Compreender as potencialidades e os desafios enfrentados por esses empreendedores torna-se essencial para que se consolide o fomento a uma economia inclusiva e diversa”, afirma no requerimento. No encontro, serão debatidas ações afirmativas e programas direcionados ao segmento.
Foram convidados para compor a mesa a subsecretária municipal de Direitos de Cidadania, Luana Magalhães de Araújo Cunha; a diretora de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Pâmela Mara Benevides Felício; a subsecretária de Assuntos e Investimentos Estratégicos, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SUAIE/SMDE), Chyara Sales Pereira; e representantes da sociedade civil.
Superintendência de Comunicação Institucional