Comissão de Saúde quer ouvir a Sudecap sobre andamento de obras na área

Debate acontece nesta quinta (17/8) e vai tratar do cronograma das intervenções e motivação de eventuais atrasos

segunda-feira, 14 Agosto, 2023 - 12:30

Foto: Amira Hissa/Portal PBH

A rede pública municipal de saúde em Belo Horizonte conta uma complexa estrutura, integrada por 152 centros de saúde, nove unidades de pronto atendimento (UPAs), além de 16 centros referência em saúde mental, entre outras dezenas de equipamentos. A manutenção e ampliação dessa rede envolve uma série de obras, necessárias para a qualificação do atendimento ao usuário. Preocupada com a melhoria da estrutura, a Comissão de Saúde e Saneamento realiza audiência pública na próxima quinta-feira (17/8), às 13h, no Plenário Camil Caram, para tratar das intervenções a cargo da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O objetivo é avaliar alternativas para garantir e agilizar as obras e reformas, conforme requerimento assinado pelos vereadores Bruno Pedralva (PT), Dr. Célio Frois (PV), Helinho da Farmácia (PSD), Loíde Gonçalves (Pode), Maninho Félix (PSD) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB). A reunião pode ser acompanhada presencialmente ou de forma remota, pelo canal da Câmara Municipal no YouTube. A população já pode enviar perguntas, dúvidas ou sugestões sobre o assunto por meio de formulário eletrônico disponível neste link.

A expectativa é que a reunião coloque em debate, em especial, a situação das obras nas UPAs Pampulha e Nordeste, bem como dos Centros de Referência em Saúde Mental das regionais Oeste e Venda Nova e do Centro de Referência em Saúde Mental Infanto-Juvenil Nordeste. O objetivo é discutir o cronograma das obras, a motivação de eventuais atrasos, bem como alternativas para favorecer o melhor andamento dos trabalhos.

Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes da Sudecap e das secretarias municipais de Saúde; de Governo e de Obras e Infraestrutura, além do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de BH (Sindibel) e de membros dos conselhos municipais e distritais de saúde de Belo Horizonte.