Construção de Central de Material Esterilizado no Bairro Castelo em debate

Moradores da região temem riscos à saúde caso a central seja instalada e reivindicam que a área venha a abrigar uma praça

sexta-feira, 23 Junho, 2023 - 12:00
Rua de bairro arborizada com terreno gramado à direita, durante o dia.

Foto Google Maps / Street View

A construção de uma Central de Material Esterilizado e Laboratório (CME/Laboratório), ao lado de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), na Rua Castelo de Crato, entre as Ruas Castelo Lamego e Castelo Setúbal, no Bairro Castelo, é tema de audiência pública a ser realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana nesta segunda-feira (26/6), às 13h, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Jorge Santos (Republicanos), o evento visa discutir o destino a ser dado ao local, que anteriormente seria uma praça para a comunidade. Moradores temem que lixo hospitalar, infectantes químicos e materiais perfurocortantes que serão manejados no local, caso a central seja instalada, coloquem em risco a saúde da comunidade. Aberto ao público, o encontro poderá ser acompanhado por qualquer cidadão interessado, presencialmente ou pelo Portal CMBH. Perguntas, comentários e sugestões podem ser enviados por formulário até o encerramento da reunião.

No requerimento para realização da audiência, Santos explica que, de acordo com os moradores da região do Bairro Castelo, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte está descumprindo um acordo feito em 2015, quando havia prometido à comunidade local que o local iria abrigar uma praça para preservação ambiental, assim que fossem finalizadas as obras de uma EMEI nas proximidades. O vereador afirma ser fundamental que a discussão sobre o tema ocorra no Legislativo, uma vez que a comunidade está bastante apreensiva, com receio de perder uma área que seria destinada à proteção do meio ambiente e à qualidade de vida, além de temer o "comprometimento da saúde dos moradores, especialmente das crianças frequentadoras da escola infantil”. Ele reforça a necessidade de dar voz ativa à população, que não deseja que o central de esterilização seja implantada.

Estão convidados representantes das Secretarias Municipais de Saúde; de Obras e Infraestrutura; de Meio Ambiente; e da Coordenadoria de Atendimento Regional Pampulha.

Central de Esterilização

A PBH noticiou, no dia 20 de junho, a futura construção de CME/Laboratório, no Bairro Castelo, para garantir o processamento de exames laboratoriais em um único local. O novo centro terá, segundo planos da PBH, uma área construída de aproximadamente 5,4 mil m², a partir de um investimento de R$ 9,15 milhões, fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP). Salas para esterilização, armazenamento e distribuição de materiais; laboratórios de hematologia, parasitologia, urinálise, imunologia, micologia, virologia, bioquímica e biologia molecular fazem parte do projeto do centro, cujo início das obras é previsto para o segundo semestre deste ano.