ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Com unidade lotada, população quer novo centro de saúde no Bairro Jatobá

PBH estaria estudando ampliação de equipes e novas construções por meio de parceria público-privada

quarta-feira, 3 Setembro, 2025 - 17:15
Imagem dos participantes sentandos em volta da mesa em formato de U. Ao fundo a imagem da gerente do Distrito Sanitário Barreiro

Foto: Cristina Medeiros/CMBH

A Comissão de Saúde e Saneamento debateu nesta quarta-feira (3/9), a pedido de Janaína Cardoso (União), a necessidade de construção de um centro de saúde no Bairro Jatobá IV, na Região do Barreiro. Atualmente, os moradores são atendidos na unidade de saúde Vale do Jatobá, que, além de distante, estaria enfrentando problemas de superlotação. Os usuários também se queixam de profissionais sobrecarregados e mau atendimento. A Prefeitura de Belo Horizonte disse reconhecer os problemas enfrentados pelos usuários e se colocou à disposição para encontrar soluções possíveis a curto prazo, entre elas a readequação do espaço, com a transferência do atendimento para uma unidade mais próxima. A Secretaria Municipal de Saúde também estaria estudando a possibilidade de ampliação de equipes e de novas unidades de saúde por meio de parceria público-privada (PPP)

Crescimento populacional

Janaína Cardoso informou que fez uma indicação à PBH para a construção do Centro de Saúde Jatobá IV. Segundo ela, a região sofre com um adensamento por conta de “ocupações inadequadas”, concentrando todos os atendimentos no centro de saúde do Bairro Vale do Jatobá. A vereadora também chamou a atenção para o transporte público que atende a região, que pode demorar entre 40 minutos e uma hora para percorrer o trajeto de pouco mais de 3,5 quilômetros que separa os dois bairros. José Ferreira (Pode) e Bruno Pedralva (PT) reforçaram que trata-se de uma das regiões "mais carentes" da cidade em termos de estrutura de saúde. Eles concordaram que houve uma expansão imobiliária que não foi acompanhada pela oferta de equipamentos públicos. 

Representando a comunidade, Elaine Soares se queixou das dificuldades enfrentadas pela população para acessar os serviços de saúde, seja pelos obstáculos impostos pelo transporte ou pelo impedimento das guias de atendimento vencidas, dada a demora nas marcações. O presidente da Associação Comunitária dos Moradores, Cleiton Bertoldo, afirma que o Vale do Jatobá foi o primeiro bairro da região, que teria se desenvolvido ao redor dele.

“A região foi crescendo, mas a infraestrutura não acompanhou esse crescimento. Com certeza, uma nova construção lá no Jatobá IV vai desafogar o centro de saúde do Vale do Jatobá, e fazer com que o nosso atendimento seja muito mais rápido”, disse Cleiton.

A representante da Comissão Local de Saúde do Vale do Jatobá, Valdene, afirmou que as cinco equipes do centro de saúde do bairro não têm conseguido dar conta do número de usuários. Outro propblema citado por ela foi a precariedade do transporte, que tem causado falta de comparecimento dos usuários nas consultas.  

Resposta da PBH

Gleidiciane Maiara Silvério, gerente do Distrito Sanitário Barreiro, reconheceu a distância entre o Bairro Jatobá IV e o Centro de Saúde Vale do Jatobá, e a "mobilidade urbana complicada até mesmo de ônibus", segundo palavras dela. Ao admitir o crescimento populacional da região, a gerente contou que, em 2021, já havia sido feita uma redivisão do território a fim de desafogar o atendimento. Na ocasião, parte da população do Jatobá IV passou a ser atendida nos Centros de saúde Santa Cecília e no Vila Pinho.

Embora reconheça que ainda há uma "demanda grande", Gleidiciane Silvério disse que as duas equipes do Centro de Saúde Vale do Jatobá estão dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para ela, o ideal seria, de fato, que uma unidade de saúde tivesse, no mínimo, três equipes de Saúde da Família, mas que a população atendida não é suficiente para credenciar essa terceira equipe.

“Uma equipe atende 2.906 usuários cadastrados e a outra 2.978; totalizando 5.884 usuários. A gente entende que é uma população vulnerável e reconhece que é um espaço importante para ter uma unidade básica de saúde, porém essa população só permite o credenciamento de duas equipes de Saúde da Família", informou. 

Redivisão de território

A gerente do Distrito Sanitário Barreiro sugeriu uma nova redivisão do território, a fim de unir a população do Bairro Jatobá IV com a população atendida pelo Centro de Saúde Itaipu, no Bairro Marilândia, que atende cerca de 1.200 usuários, alcançando assim o número necessário para o credenciamento de três equipes de Saúde da Família. Ela se colocou à disposição para debater e estudar estratégias junto à comunidade para melhorar a qualidade do atendimento.

Gerente de Atenção Primária à Saúde, Carla Ramos afirmou que, a pedido do prefeito Álvaro Damião, a Secretaria Municipal de Saúde está estudando a possibilidade de ampliação de equipes e de novas unidades de saúde por meio de parceria público-privada (PPP)

Superintendência de Comunicação Institucional 

Audiência pública para discutir, com a comunidade e os órgãos competentes, a necessidade da criação de uma unidade de saúde pública no Conjunto Vale do Jatobá, Reg. Barreiro - 29ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento