DRENAGEM URBANA

Comissão aprova visita técnica para avaliar obras de drenagem no Bairro Tupi

Construção de jardins de chuva no Planalto, realizada com recursos de emenda parlamentar, também será vistoriada

quarta-feira, 28 Junho, 2023 - 08:45
Vereadora, sentada, lê documento, em frente ao computador.

Foto Bárbara Crepaldi/CMBH

Vereadores aprovaram duas visitas técnicas a ruas diferentes da Região Norte em reunião da Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana na última segunda-feira (26/6). Uma delas visa avaliar a possibilidade de obras de drenagem na Rua Progresso, 167, Bairro Tupi, e foi agendada para o dia 7 de julho, às 9h30, no endereço citado. Outra irá verificar o andamento das obras de construção e instalação dos jardins de chuva na Rua Professor Massanielo Santos, 173, Bairro Planalto, no dia 24 de julho, às 10h. A comissão também aprovou pedido de informação endereçado ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, sobre a existência de projeto de obras de escoamento de água pluvial na Rua Miramar, no Bairro Ribeiro de Abreu, Região Nordeste de Belo Horizonte. Durante a reunião, a presidente da comissão, Fernanda Pereira Altoé (Novo), propôs que os vereadores proponham, em conjunto, um pedido de visita técnica a obras de contenção de Contagem, que afetam bacias da capital mineira. Confira aqui o resultado completo da reunião. 
 
Região Norte
 
A comissão aprovou a realização de duas visitas técnicas a locais situados na Região Norte. Uma delas foi solicitada por Loíde Gonçalves (Pode) com o objetivo de avaliar a possibilidade de obras de drenagem na Rua Progresso, n° 167, Bairro Tupi. A visita está agendada para o dia 7 de julho, às 9h30, no endereço citado. 
 
No texto do requerimento, a vereadora explica que não existe sistema de drenagem na região, o que leva ao alagamento da área e de residências do local. Ela solicita que os representantes do Município apresentem informações acerca das possíveis soluções à questão em pauta e as providências cabíveis, acompanhadas de prazo de execução. Os convidados sugeridos são os secretários municipais de Governo, Josué Costa Valadão, de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique de Castilho Marques de Sousa, e o diretor de Gestão de Águas Urbanas, Ricardo de Miranda Aroeira. 
 
Outra visita técnica foi solicitada por Fernanda Pereira Altoé (Novo) com a finalidade de verificar o andamento das obras de construção e instalação dos jardins de chuva e a aplicação dos recursos originários de emenda impositiva de autoria da parlamentar. O evento irá ocorrer no dia 24 de julho, às 10h, na  Rua Professor Massanielo Santos, n° 173, Bairro Planalto. 
 
A parlamentar afirma que em 2021 destinou R$ 644.610,00 para construção e implantação de jardins de chuva em Belo Horizonte por meio de emendas impositivas. Altoé explica que a medida é uma importante alternativa para auxiliar o sistema de macrodrenagem e melhorar a drenagem urbana no Município, e complementa que a fiscalização da aplicação dos recursos e a correta execução das emendas é necessária. Durante e reunião, ela comentou que, com a emenda impositiva citada, foi possível destinar recursos à construção de 60 jardins de chuva na capital mineira. Altoé solicitou, ainda, que sejam convidados representantes da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smobi) e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). 
 
Ribeiro de Abreu e Contagem
 
Parlamentares também aprovaram pedido de informação sobre a existência de projeto que preveja obras de escoamento de água pluvial na Rua Miramar, no Bairro Ribeiro de Abreu, Região Nordeste de Belo Horizonte. Assinado por Loíde Gonçalves (Pode) e endereçado ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, o requerimento também solicita, em caso de resposta positiva, informações sobre o andamento do projeto. Loíde questiona, ainda, se há previsão para execução e conclusão da obra mencionada. 
 
Presidente da Comissão, Fernanda Pereira Alto também sugeriu, em reunião, a realização conjunta de um requerimento para a realização de visita técnica das obras de contenção de Contagem, especialmente as bacias B3 e B4, que terão um trabalho complementar na bacia B5 de Belo Horizonte, além de obras já finalizadas como a da Olaria, no Bairro Santa Inês, Região Leste. Irlan Melo (Patri) se prontificou a assinar as solicitações sugeridas, as quais considerou fundamentais. “É importante que a Comissão tenha acesso às obras que já estão funcionando, mesmo que seja em outra comarca, como é o caso de Contagem, pois elas afetam diretamente Belo Horizonte”, disse. 
 
Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Fernanda Pereira Altoé, Irlan Melo e Marcos Crispim (PP). 
 
Superintendência de Comunicação Institucional

21ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana