AUDIÊNCIA PÚBLICA

Cadeirantes têm dificuldade no acesso ao Centro de Reabilitação Leste

Inclinação da rua prejudica o trânsito de cadeirantes ao equipamento destinado à reabilitação de pacientes com mobilidade reduzida

terça-feira, 13 Junho, 2023 - 15:30
Imagem da entrada do Creab Leste, identificando a declividade da via

Foto: Google Street View

Criados para oferecer serviços em modalidades como reabilitação física, visual, auditiva e intelectual, além de tratar de disfunções ortopédicas e neurológicas (adulto e infantil), os quatro Centros de Reabilitação (Creabs) da capital mineira têm como público alvo pessoas com deficiência e/ou dificuldades de locomoção. Por esse motivo, a localização do Centro de Reabilitação Leste (Creab-L) chama a atenção: o equipamento está localizado na Rua Bicas, 58, Bairro Sagrada Família - uma rua muito íngreme que não conta com linhas de ônibus na porta. O problema será debatido em audiência pública na próxima quinta-feira (15/6), às 13h, no Plenário Camil Caram, pela Comissão de Saúde e Saneamento. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube e os interessados podem participar enviando perguntas, dúvidas e sugestões pelo formulário já disponível. 

Autor do requerimento, Wilsinho da Tabu (PP) destaca que, embora o equipamento público seja de extrema importância para a sociedade, frequentemente é alvo de reclamações dos usuários devido à sua localização e dificuldade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Wilsinho afirma que os pacientes precisam descer de ônibus na Avenida Silviano Brandão e que, para chegar até a entrada do equipamento, é preciso subir uma rua íngreme. “Queremos que a PBH construa um Creab em um lugar mais acessível, mais plano, que facilite a chegada dos pacientes de ônibus ou de metrô”, ponderou. Ele sugere que seja utilizado um terreno da PBH localizado na Rua Conceição do Pará, com acesso a diversas linhas de ônibus tanto da Regional Nordeste quanto da Leste, além do metrô. O parlamentar afirmou ainda que pretende solicitar à PBH que o novo equipamento ofereça atividades em piscina aquecida. 

De acordo com o site da PBH, os Centros de Reabilitação oferecem serviços nas seguintes modalidades: reabilitação física; disfunções ortopédicas e neurológicas (adulto e infantil) e concessão de órteses próteses e meios auxiliares de locomoção; reabilitação visual e concessão de órteses; reabilitação auditiva e concessão de órteses auditivas; e reabilitação intelectual; além de atendimento à saúde da pessoa ostomizada e concessão de bolsas de ostomia. Além do Creab Leste, que atende às Regionais Nordeste e Leste, a Prefeitura tem, ainda, o Creab Centro-Sul, que atende às Regionais Barreiro, Centro-Sul, Norte e Pampulha (Rua Professor Otávio Coelho de Magalhães, 111, Mangabeiras); o Creab Noroeste, que atende às Regionais Noroeste e Oeste (Rua Padre Eustáquio, 1951, Padre Eustáquio); e o Creab Venda Nova (Rua Elce Ribeiro, nº 349, Bairro São João Batista).

Foram convidados para participar do debate representante da Secretaria Municipal de Saúde;  o coordenador da 19ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte, Nélio Costa Dutra Júnior; e os coordenadores Regionais Leste e Nordeste, Elcio Alípio e Marcelo Camargo; bem como os diretores regionais de Saúde Leste, Ewerton Lamounier, e Norte, Moisés Gonçalves. Também foram chamados a gerente do Centro de Reabilitação Leste, Alessandra Antunes Tavares; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Leste, Manoel Marques de Azevedo; e a secretária-geral da Comissão Local de Saúde São Geraldo e coordenadora das Plenárias de Usuários do SUS BH, Adriana Martins Maia. 

Superintendência de Comunicação Institucional