VISITAS TÉCNICAS

Demanda de moradores da Vila Ponta Porã por vagas de estacionamento será averiguada

Outras três visitas técnicas serão realizadas nesta sexta (29/4) pela comissão que cuida do sistema viário da capital

terça-feira, 26 Abril, 2022 - 14:00

Foto: Reprodução Google

Quatro visitas técnicas vão movimentar os trabalhos da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na sexta-feira (29/4). As atividades começam às 11h, com discussões, a pedido de Gilson Guimarães (Rede), sobre a regulamentação de estacionamento para moradores da Vila Ponta Porã, na Região Leste de BH. Na parte da tarde duas visitas no Bairro Palmeiras têm como objetivo viabilizar melhorias na sinalização de trânsito e na iluminação da Rua Deputado Sebastião do Nascimento, às 14h; e alterar a mão de direção da Rua Leda Pinheiro Chagas, às 16h. Às 15h, a comissão vai à Rua Geórgia, no Bairro Havaí, também verificar a possibilidade de alteração da mão de direção da via. Ambos os bairros ficam na Região Oeste de Belo Horizonte, e as três visitas técnicas que acontecerão na sexta à tarde são oriundas de requerimentos apresentados por Irlan Melo (sem partido).

Encontrar uma solução que possibilite aos moradores da Vila Ponta Porã contar com vagas de estacionamento para seus veículos. Este é o objetivo de visita técnica que acontecerá na sexta-feira (28/4) e deverá reunir representantes de moradores da Vila, da Prefeitura de BH, da BHTrans e do Boulevard Shopping. Segundo a comunidade, a construção do shopping suprimiu passeio que ficava ao lado da vila, impedindo seus moradores de terem estacionamento próprio. Ainda de acordo com a população local, houve uma reunião entre representantes do Boulevard e alguns moradores, na qual teria ficado acordado que o shopping cederia vagas de estacionamento para aqueles que tivessem veículos. Também foram convidados para o encontro, representantes da Subsecretaria de Assuntos Institucionais da PBH, da Guarda Municipal e da Coordenadoria Regional Oeste. A visita, solicitada pelo vereador Gilson Guimarães, está marcada para começar às 11h com ponto de encontro na Rua Lateral, que fica ao lado do Shopping Boulevard.

Sinalização e alteração em vias

No período da tarde da próxima sexta serão promovidas outras três visitas técnicas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Requeridas pelo vereador Irlan Melo, elas têm como objetivo facilitar a vida de motoristas e pedestres de bairros da Região Oeste de BH. Às 14h, a comissão vai à Rua Deputado Sebastião Nascimento, 446, no Bairro Palmeiras, com o objetivo de viabilizar melhorias na sinalização de trânsito e na iluminação pública do local. Segundo o vereador, há um canteiro central nesse trecho da via e os “motoristas, imprudentemente, têm transitado pelas duas pistas laterais, nos dois sentidos de direção, colocando em risco a segurança do trânsito, dos moradores e dos pedestres no local”.

Ainda segundo Irlan, a iluminação no trecho é precária, aumentando a insegurança dos moradores. “Ressalta-se a presença de torres de rede de alta-tensão no referido trecho da via, porém, um dos lados da rua não tem postes com iluminação e o outro lado tem apenas um poste, o que não é suficiente para iluminar o trecho em questão”, afirmou o parlamentar. Foram convidados para a visita Luciane Carvalhais, coordenadora de Atendimento Regional Oeste; Diogo Oscar Borges Prosdocimi, diretor-presidente da BHTrans; e Reynaldo Passanezi Filho, diretor-presidente da CEMIG.

Logo em seguida, às 15h, será verificada a possibilidade de alteração na mão de direção da Rua Geórgia, entre a Avenida Costa do Marfim e a Rua Paulo Diniz Carvalho, no Bairro Havaí. Conforme o requerimento, a Rua Geórgia, no trecho citado, é uma “via estreita e pequena, com cerca de 200 metros, que recebe um fluxo intenso de veículos (inclusive com tráfego de linhas de ônibus e transportes suplementares) não comportando o volume do trânsito, o que resulta em constantes ocorrências de acidentes que colocam em risco a segurança e a vida de moradores, condutores e pedestres”. O ponto de encontro é na Rua Geórgia, esquina com Avenida Costa do Marfim.

Terminando as visitas técnicas do dia 29/4, também será verificada, às 16h, a possibilidade de alteração na mão de direção da Rua Leda Pinheiro Chagas, no Bairro Palmeiras. Segundo Irlan, a Rua Leda Pinheiro Chagas, entre as ruas Senhora do Porto e Doutor Aristides de Pinho, também é uma via estreita e com “pouca visibilidade para os motoristas que trafegam pela via em direção à Rua Senhora do Porto”, o que estaria resultando em frequentes acidentes “o que demonstra o risco e a necessidade de estudo técnico para mitigar a insegurança dos moradores e transeuntes na localidade”.  A coordenadora de Atendimento Regional Oeste e o diretor-presidente da BHTrans também foram convidados para acompanhar as duas visitas.