MULHERES

Comissão conheceu ações do Independência contra importunação sexual

Foram propostos a confecção de adesivos informativos de maior tamanho e a divulgação de áudios durante os jogos

sexta-feira, 11 Fevereiro, 2022 - 13:45
Cinco vereadores, de pé, conversam com o representante do Estádio Independência

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Em visita técnica ao Estádio Raimundo Sampaio (Arena Independência) nesta sexta-feira (11/2), a Comissão de Mulheres verificou ações do campo contra importunações sexuais em dias de jogos. Adesivos de conscientização sobre violência contra a mulher estão afixados em banheiros, elevadores, camarotes e áreas comuns; câmeras de monitoramento e agentes de segurança e vigilância cobrem toda a área. O estádio disponibilizou o sistema de som e placar para veicular mensagens de prevenção e canais de denúncia. Além de sugerir a divulgação do combate à prática criminosa em cartazes maiores, vereadores recomendaram o envolvimento dos moradores da região nas ações, dialogando com a comissão fiscalizadora dos impactos em torno do Independência, que se reúne periodicamente.

Gerente de Operações de Segurança do Independência, Helber Gurgel explicou não haver registro de ocorrências do gênero no local desde 2011. Ele disse que a administração do estádio ocorre em regime de parceria público-privada entre o grupo Arenas e o governo do estado, e a segurança inclui vigilância patrimonial e a presença da Polícia Militar. O estádio tem capacidade para 22.800 torcedores e 140 câmaras monitoradas pelos Bombeiros, PM e Cidade Administrativa. Em dia de jogos, há a presença de seguranças e brigadistas terceirizados, com uma pessoa em cada banheiro o tempo todo. Além disso, o número de vigilantes femininos presentes em dias de jogos é maior que o número de vigilantes masculinos. 

“Violência contra a mulher é crime. E você sabe! Não se cale” são os dizeres de um dos adesivos presentes na arena elaborados pelo Tribunal de Justiça (TJMG). O informativo tem os contatos da PMMG (190), Polícia Civil (180) e Disque Denúncia (180).O gerente explicou que as campanhas lançadas pelo Ministério Público, PM, Prefeitura e Defensoria têm adesão e podem ser divulgadas no placar e no sistema de áudio do estádio, que chega a banheiros e salas. 

"Nosso objetivo é assegurar que nós mulheres possamos ir aos estádios sem risco de violênicas e importunação. Por isso os estádios precisam oferecer todas as condições para prevenir e inibir casos e, se ainda assim ocorrem, a mulher precisa ter proteção, além de estrutura para denúncia e responsabilização dos agressores", reforçou Macaé Evaristo (PT). 

Autor do requerimento, Rubão (PP) explicou que atualmente está vigente uma campanha de mesmo tema no Mineirão, que recebeu visita da comissão em dezembro do ano passado. A campanha conta com a adesão dos times América, Cruzeiro e Atlético, e solicitou a particpação do Independência no movimento. Wilsinho da Tabu (PP) disse que desde a inauguração do estádio há uma comissão fiscalizadora dos impactos em torno do Independência, que se reúne pelo menos uma vez a cada três meses. 

Helber Gurgel disse que irá providenciar mensagens sobre a prevenção ou denúncia contra a importunação sexual para serem veiculadas nas caixas de som do estádio durante os jogos. Além disso, vai providenciar adesivos de maior tamanho. A orientação que o gerente dá à torcedora em caso de importunação sexual é que ela procure o vigilante ou o brigadista, que irá contatar a polícia. Gurgel também sugeriu que os clubes enviem mensagens sobre o tema nos e-mails dos torcedores durante as vendas de ingressos on-line. 

Flávia Borja (Avante) avaliou a visita: "tudo muito bem organizado, protocolos definidos e que nos passam muita segurança". 

Também acompanharam a visita Professora Marli (PP) e Fernanda Pereira Altoé (Novo).

Superintendência de Comunicação Institucional 

Visita técnica para verificar se há no Estádio Raimundo Sampaio (Arena Independência), nos dias de jogos, um planejamento estratégico para evitar importunações sexuais - Comissão de Mulheres