VISITAS DA SEMANA

CEVAEs, UPA Norte, URPV e Aeroporto Carlos Prates receberão comissões

Parlamentares irão verificar também estrutura de unidades de educação e condições de drenagem e sinalização de vias

quinta-feira, 14 Novembro, 2019 - 17:45

Foto: Prodabel

A agenda da semana de 18 a a 22 de novembro prevê 22 visitas técnicas das comissões temáticas da Câmara de BH a unidades municipais importantes como os Centros de Vivência Agroecológica (CEVAE’s), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e a Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) Nova Cintra. Também serão fiscalizados pelos vereadores o Aeroporto Carlos Prates, unidades da Rede Municipal de Educação e diversas vias da cidade.

Aeroporto Carlos Prates

Com o objetivo de entender a dinâmica e o funcionamento dos serviços prestados pelo órgão, a Comissão de Administração Pública realiza na próxima quarta-feira (20/11), às 10h, visita técnica ao Aeroporto Carlos Prates. Requerido pelos vereadores Pedro Bueno (Pode) e Juninho Los Hermanos (Avante), o encontro visa o levantamento de dados sobre a agenda de voos, a quantidade de aeronaves e informações sobre o parque de manutenção. Foram convidados para a visita representantes da Agência Nacional de Aviação Civil, da Empresa Bergs Aviação, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, do Aeroclube de MG, da Escola de Aviação Civil, da Minas Helicópteros, da Claro Aviação, da Ícaro Aviação, além de representantes da Coordenadoria Regional Nordeste, da Secretaria Municipal de Segurança de Prevenção, da BHTrans, da Subsecretaria de Assuntos Institucionais e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

CEVAE’s e Praça

No âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana três atividades estão previstas. Na terça-feira (19/11), às 16h, a pedido do vereador Irlan Melo (PL), será realizada visita técnica à Rua Lotus, esquina com Av. Eliseu Rezende, no Bairro Conjunto Betânia, para verificar condições de implantação de uma praça no local. Segundo moradores da região, o ponto é mal iluminado e vem sendo ocupado por usuários de drogas, devido a um loteamento vago, causando insegurança à comunidade. Foram convidados representantes da Regional Oeste, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Sudecap, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Parques Municipais, Zoobotânica e Guarda Municipal.

Já nos dias 21 e 22 de novembro, a Comissão irá aos Centros de Vivência Agroecológica (CEVAE’s). Na quinta-feira, a visita está agendada para 13h30, no CEVAE Coqueiros (Rua Eneida, 1485 – Bairro Coqueiros); já na sexta-feira, o destino é o CEVAE Taquaril (Rua São Vicente, esquina com Rua Leopoldo Gomes – Bairro Granja de Freitas) e o encontro está marcado para 9h30. Requeridas pelos vereadores Edmar Branco (Avante), Pedro Patrus (PT) e Bella Gonçalves (Psol), as agendas prevêem a participação de representantes das Secretarias Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Coordenação dos CEVAE’s, além de representantes da Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana, Rede de Intercâmbio e Rede Lixo Zero.

UPA Norte, drenagem e águas pluviais

No âmbito da Comissão de Saúde e Saneamento acontecem nesta semana quatro visitas. Na quarta-feira (20/11), às 10h, a pedido de vereador Catatau do Povo (PHS), a Comissão irá verificar as condições sanitárias e de funcionamento da UPA Norte (Rua Oscar Lobo Correa, 270, Bairro Primeiro de Maio). Já na terça-feira (19/11), às 9h, a visita técnica será à Rua das Perpétuas, esquina com Rua das Petúnias, no Bairro Lindéia. A agenda foi requerida pelo vereador Carlos Henrique (PMN) e tem o objetivo de vistoriar as condições de drenagem da via, em função especialmente do inicio do período de chuvas. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Copasa, Sudecap e Regional Barreiro.

Na sexta-feira (22/11), a pedido do vereador Irlan Melo (PL), as visitas irão ocorrer no Bairro Palmeiras, onde serão verificadas as condições de contenção de águas pluvias, bem como a possibilidade de implantação de um coletor. Às 14h a visita será na Rua Deputado Sebastião Nascimento, próximo ao número 1880. Na sequência, às 15h30 a Comissão segue para a Rua José da Silva Brasil, Nº 35. Para a agenda foram convidados o secretário municipal de Obras, Josué Valadão, o coordenador de Atendimento da Regional Oeste, Sylvio Malta e Henrique Castilho, superintendente da Sudecap.

EMEI e Complexo Esportivo

No âmbito da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo serão realizadas três visitas. Na segunda-feira (18/11), às 10h, a pedido do vereador Irlan Melo (PL), a Comissão vai à Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maldonado (Rua Alcindo Gonçalves Cotta, Nº 109, no Barreiro) a fim de vistoriar as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes. No local serão verificadas as condições de segurança e de trabalho dos profissionais que atuam na unidade, bem como a qualidade dos serviços prestados. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Educação, Regional Oeste e Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte.

Já na terça-feira (19/11), as visitas acontecem às 10h e às 14h, ambas solicitadas pelo vereador Irlan Melo (PL). A primeira será na Escola Municipal Professor Christovam Colombo dos Santos (Rua Vereador Nelson Cunha, Nº 90, Bairro Estoril). No local serão verificadas as condições estruturais, de higiene, atendimento e inclusão dos estudantes. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Educação, Regional Oeste e Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência. À tarde, a visita acontece no Complexo Esportivo Milionários (Rua David Fonseca, Nº 1386, Bairro Milionários)  e tem o objetivo de vistoriar as condições estruturais, de inclusão e segurança no local, além de reclamações de acúmulo de poeira no entorno do campo de futebol, ocasionando problemas respiratórios aos moradores da região. Foram convidados para a visita representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Regional Barreiro e Diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência.

URPV, condições de trânsito e sinalização

Já no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário estão previstas onze agendas. Na segunda-feira (18/11), as visitas acontecem na Região do Barreiro. Às 10h, será na Rua Serra do Curral, próximo ao número 64, na Vila Pinho, (ponto de encontro na Av. Perimetral, Nº 1500, ao lado do Depósito do Ângelo), e às 11h, a Comissão vai a Rua Vale do Ipê, Distrito Industrial Jatobá, na Comunidade Irmã Dorete (ponto de encontro à Rua Vale do Ipê, próximo ao número 518).

Segundo o autor dos requerimentos, vereador Wesley Autoescola (PRP), as visitas irão verificar as condições das vias. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Subsecretaria de Assuntos Institucionais, Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro, Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e moradores.

Na terça-feira (19/11) as visitas acontecem às 9h, 10h, 10h30, 14h e 16h. Às 9h, visita técnica à Rua São Régis, com ponto de encontro no número 1125, Bairro Jardim Comerciários; e às 10h30, visita técnica à Rua Benedito Aniceto de Oliveira, com ponto de encontro no número 35, no mesmo bairro. Segundo a autora dos requerimento, vereadora Nely Aquino (PRTB), será averiguada a viabilidade para implantação de mão única nas vias:  a primeira, no sentido Bairro Serra Verde; e a segunda, no sentido Rua Maria Ferreira Mendes, Bairro Jardins Comerciários. Deverá ser avaliada também a implantação de sinalização nas duas ruas. Foram convidados para as visitas representantes da Regional Venda Nova.

Já às 10h, a Comissão visita a Praça do Peixe, localizada à Rua Paquequer, Bairro Bonfim, Regional Noroeste, com a finalidade de verificar a situação do trânsito, mendicância e precariedade do entorno da praça, visto que foi solicitada uma área de lazer para o local. Segundo o autor da visita, Wesley Autoescola (PRP), a realização da visita se justifica pelo interesse da comunidade em amenizar os problemas vivenciados, no entorno da praça, visando, assim, garantir o conforto e a dignidade da população. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, 34º Batalhão da Polícia Militar, Regional Noroeste, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e moradores.

Às 14h, a agenda será na Rua Estrada do Cercadinho, no encontro das Ruas José de Araújo Fernandes e Maria Camargos Diniz, no Bairro Ventosa. Requerida pelo vereador Irlan Melo (PL), a visita tem o objetivo de vistoriar as condições estruturais das referidas vias e de iluminação. Conforme explica o requerente, o encontro dessas três vias (Estrada do Cercadinho, José de Araújo Fernandes e Maria Camargos Diniz) forma uma praça triangular, que não possui iluminação pública. Foram convidados representantes da Regional Oeste, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), Sudecap e BHTrans.

Às 16h, acontece a visita a URPV Nova Cintra (Rua José Furletti, 45, Bairro Nova Cintra). Segundo o requerente, vereador Irlan Melo (PL), a vistoria foi motivada por denúncias de uso inadequado do local, que vem utilizando como “bota fora”, sendo comum, ainda, a prática de queimadas, causando transtornos à população que mora nas imediações. Foram convidados representantes da Regional Oeste, BHTrans, SLU e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Já para a quinta-feira (21/11) estão previstas agendas para às 9h, 10h e 10h30. Às 9h, a visita será na Rua Carlos Chettino, Bairro Gameleira, com ponto de encontro na esquina das Ruas Carlos Chettino e Nadir Barbosa Soares. Requerida pelo vereador Carlos Henrique (PMN), a vistoria foi motivada por demandas da comunidade, a fim de verificar problemas relativos ao sistema viário das referidas vias e adjacências. Foram convidados para a visita representantes da BHTrans e Regional Noroeste. Às 10h, a Comissão vai à Rua Perdizes, 765, esquina com Rua Cananéia, Bairro Caiçara. O objetivo da visita, requerida pelo vereador Jair Di Gregório (PP), é verificar a necessidade de implantação de um sistema de microdrenagem nas referidas vias, considerando o volume de águas pluviais que escoam no local, impactando as residências. Foram convidados para a visita representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Sudecap, Regional Noroeste e moradores.

Às 10h30, a visita será aos Loteamentos Tirol 2 e 3 (Rua José Aganete Santos, Nº 44, Bairro Tirol) com o objetivo de avaliar a vulnerabilidade da área verde existente no local. De acordo com o requerente da visita, vereador Irlan Melo (PL), a área encontra-se em condições de vulnerabilidade e os loteamentos não são cercados. Além disso, o bairro vem registrando casos recorrentes de invasão, causando receio nos moradores. Foram convidados representantes da Regional Barreiro, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Sudecap, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação de Parque Municipais e Zoobotânica.

Para a sexta-feira (22/11) está previsto para às 11h visita técnica à Rua Canárias, próximo à rua Expedicionários, no Bairro Santa Amélia. No local será avaliada a viabilidade de mudança de circulação da rua, tendo em vista que na via há um colégio e o fluxo de veículos é bastante alto, no horário de entrada e saída de alunos. Solicitada pela vereadora Nely Aquino, estão convidados para a agenda a Coordenadora de Atendimento da Regional Pampulha, Neusa Fonseca, o presidente da BHTrans, Célio Bouzada e a diretora do Coleguium, Eliane Bambirra.

Superintendência de Comunicação Institucional