SEMINÁRIO

Em pauta políticas públicas de prevenção a desastres em áreas de risco

Combate a enchentes, contenção de deslizamentos e ações para garantir segurança no período de chuvas serão discutidos

quarta-feira, 6 Setembro, 2017 - 17:30

Foto: Portal PBH

Todos os anos, no período das chuvas, diferentes comunidades de BH entram em alerta contra o risco de enchentes e deslizamentos. Para discutir políticas de prevenção a desastres e conhecer o que tem sido feito pelo poder público nessa frente, a Câmara de BH realiza o seminário "Programa Estrutural das Áreas de Risco – Valorização de Nudecs e Nacs", no dia 21 de setembro, de 8h às 13h, no Plenário Amynthas de Barros. Requerido pelo vereador Edmar Branco (PTdoB), o evento será promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. Inscreva-se gratuitamente para participar!

Em Belo Horizonte, cerca de 30% das residências estão situadas em áreas de risco. Diante disso, aponta Edmar Branco, é importante que o poder publico desenvolva ações permanentes de prevenção a tragédias, de modo a evitar que a chegada da chuva surpreenda famílias, causando danos ao patrimônio e ameaças à vida. A situação é mais grave nas vilas e favelas, espaços marcados por precário desenvolvimento da infraestrutura urbana: “precisamos discutir com a administração municipal e a sociedade alternativas para enfrentar esse problema que é grave, criando ambientes de escuta e de planejamento que funcionem de modo permanente”, argumenta o vereador.

Ainda de acordo com o parlamentar, o seminário vai colocar em pauta o trabalho dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) e dos Núcleos de Alerta de Chuvas (Nacs), comissões populares que prestam serviços voluntários para garantir a segurança de diferentes comunidades.

Em Belo Horizonte, 420 pessoas em 56 bairros participam dos Nudecs. Elas são treinadas para identificar situações de risco geológico e elementos que agravam o perigo de instabilidade, bem como para orientar moradores a respeito de trincas em imóveis, movimentações de terreno e conduta adequada no caso de elevação do nível das águas de córregos e ribeirões. Já os Nacs atuam diretamente na prevenção de enchentes e alagamentos, monitorando cursos d’água e apontando situações que demandam intervenções, como limpeza, retirada de lixo ou realização de pequenas obras.

De acordo com o Edmar Branco, essas comissões populares prestam serviços extramente relevantes para a segurança de milhares de famílias. A proposta, nesse sentido, é que o seminário dê visibilidade ao seu trabalho, contribuindo para valorizar e fortalecer os voluntários.

Além de relatos de experiência de Nudecs e Nacs, o evento vai incluir a apresentação do Programa Estrutural de Áreas de Risco, desenvolvido pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), bem como com palestra de representante da Defesa Civil. A proposta, nesse sentido, é construir um painel amplo e diversificado, que permita aos participantes discutir as políticas em curso na capital para garantir a segurança das comunidades enfrentam situações de risco.

O seminário é aberto à participação popular e deve contar com a presença do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; do presidente da Urbel, Claudius Pereira e de representantes de Nudecs e Nacs em atividade em Belo Horizonte.