Seminário vai debater e apontar sugestões ao Plano Municipal de Arborização
Encontros serão nos dias 25 de junho e 2 de julho. Ideia é que PBH apresente diagnóstico realizado e sociedade traga contribuições
Nas próximas duas terças-feiras, dias 25 de junho e 2 de julho, o seminário proposto pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana debate o Plano Municipal de Arborização de BH, das 18h30 às 22h, no Plenário Helvécio Arantes. A ideia é que, no primeiro encontro, a Prefeitura de BH apresente o diagnóstico e o plano de arborização elaborado pelo Município, e que, no segundo, especialistas, técnicos e representantes da sociedade civil tragam experiências positivas que possam ser compartilhadas. O seminário é aberto à ampla participação, mediante inscrições prévias feitas por meio de formulário disponível aqui. O debate também poderá ser acompanhado de forma online, pois será transmitido ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube.
Mais árvores e menos asfalto
Iza Lourença (Psol), Professora Nara (Rede), Wagner Ferreira (PV), Pedro Patrus (PT) e Dr. Bruno Pedralva (PT) assinam o requerimento que propõe o seminário. Segundo Iza Lourença, a crise climática traz cada vez mais consequências para a população, enquanto a cidade mantém uma questionável política de supressão e poda de árvores na capital. “As mais de 60 árvores suprimidas para a Stock Car foram um escândalo. Precisamos parar de correr atrás somente quando estão cortando árvores e ter uma política pública de arborização. É necessário radicalizar o projeto de cidade: mais árvores e menos asfalto”, afirmou.
Mais de 7 mil árvores suprimidas
Segundo os parlamentares proponentes do encontro, a tragédia no Rio Grande do Sul mostra que a emergência climática é uma realidade, e que, portanto, é necessário que as cidades se adaptem a esse cenário. Além disso, ressaltam que o corte e a supressão de árvores em BH têm sido alvo de críticas e questionamentos nos últimos anos, e dados apontam que, somente em 2023, 7.326 árvores foram suprimidas na cidade.
De acordo com Wagner Ferreira, entretanto, os parlamentares da Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas de BH estão atentos à política ambiental relacionada à arborização, pela importância que ela tem para o clima da cidade, e o seminário representa uma oportunidade de trazer ambientalistas, coletivos de plantio, autoridades da área ambiental e representantes de toda a sociedade para o debate na Câmara Municipal. “Isso é fundamental para reafirmarmos que BH precisa preservar e ampliar suas áreas verdes, mantendo o número crescente de plantios que vem sendo registrado desde 2020”, explicou.
Confira a programação do seminário:
- Mesa 1 (dia 25/6) - Plano Municipal de Arborização de BH
Dany Silvio Souza Leite Amaral - Diretoria de Gestão Ambiental
Edinilson dos Santos - engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
- Mesa 2 (dia 2/7) - Qual Plano de Arborização queremos?
Werymehe Alves Braz - Assessora Parlamentar da Deputada Federal Célia Xakriabá
Angela Gomes - Engenheira Florestal, subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem
Rubens do Amaral - doutor em Arquitetura e Urbanismo (UnB)
Priscila Araújo - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Isabela Guardia - Engenheira Florestal, mestre em silvicultura urbana (USP)
Superintendência de Comunicação Institucional