Dificuldades no desenvolvimento da linguagem em discussão nesta quarta (10)
Encontro busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)
Foto: Freepik
A condição do neurodesenvolvimento que afeta de forma significativa a capacidade de compreender e utilizar a linguagem será tema de audiência pública realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento na quarta-feira (10/12), a partir das 13h. O encontro busca discutir estratégias e políticas públicas voltadas à conscientização e ao aprimoramento do atendimento às pessoas com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e conta com autoridades, especialistas e membros da sociedade civil na lista de convidados. Fernanda Pereira Altoé (Novo), requerente da audiência, afirma que o desconhecimento sobre o TDL tem levado a erros de diagnósticos e atrasos na intervenção adequada, o que justifica o debate. A audiência pública pode ser acompanhada presencialmente, no Plenário Helvécio Arantes, ou de forma remota no portal e no canal da CMBH no YouTube.
Capacidade de comunicação
Ao justificar a necessidade do debate, Fernanda Pereira Altoé afirma que, segundo pesquisas recentes, entre 7,5% e 8,5% das crianças de cinco anos apresentam o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem. A parlamentar chama atenção para o fato de que, em uma sala com 30 alunos no último ano da educação infantil, é provável que duas crianças tenham TDL. “Esses alunos possuem 12 vezes mais chances de apresentar dificuldades de aprendizagem, além de maior risco de desenvolver ansiedade e depressão na adolescência, em virtude dos desafios de comunicação e inclusão”, completa Altoé.
Erro no diagnóstico
Ainda segundo a parlamentar, o fato de profissionais das áreas de saúde e educação não terem conhecimentos sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem faz com que muitas crianças sejam rotuladas como desatentas, preguiçosas ou com dificuldades de comportamento.
“Com diagnóstico e tratamento adequados — conduzidos por fonoaudiólogos e foniatras, e com estratégias de aprendizagem personalizadas —, essas crianças podem aprimorar significativamente sua comunicação e participar de forma plena da vida escolar e social” declara Altoé.
Convidados
A audiência pública vai reunir autoridades, especialistas e membros da sociedade civil. Entre os convidados estão representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde e Educação, além de pedagogos e profissionais de saúde das áreas de fonoaudiologia e otorrinolaringologia.
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