AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ampliação de escola no Aglomerado da Serra motiva reunião nesta quarta (5)

Estrutura física da Escola Professor Edson Pisani não tem acompanhado o crescimento do número de alunos

terça-feira, 4 Novembro, 2025 - 16:30
interior de escola pública

Foto: Adão de Souza/PBH

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realiza, nesta quarta-feira (5/11), às 9h15, audiência pública destinada a discutir a obra de ampliação da Escola Municipal Professor Edson Pisani, localizada no Aglomerado da Serra, Região Sul de Belo Horizonte. A reunião foi solicitada por Iza Lourença (Psol) e tem como objetivo promover o diálogo entre o poder público e a comunidade escolar sobre a construção de uma nova infraestrutura capaz de atender, de forma adequada, os estudantes que participam das atividades do contraturno escolar. A audiência é aberta ao público, com participação presencial no Plenário Helvécio Arantes ou remota, por meio do portal ou canal da CMBH no YouTube.

Mais salas de aula e acessibilidade

De acordo com Floricena Estevam, diretora da Escola Municipal Professor Edson Pisani, a unidade atende, atualmente, 567 estudantes, matriculados do 1º ao 4º ano do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apesar do trabalho reconhecido pela comunidade, a estrutura física da escola não acompanha o crescimento do número de alunos. Hoje, os estudantes do ensino integral frequentam a escola no turno da manhã, mas as atividades da tarde são realizadas em um imóvel alugado pela Prefeitura de Belo Horizonte, localizado nas proximidades. A solução improvisada, segundo a diretora, não é ideal e reforça a urgência de ampliar o espaço. “Nossa proposta é construir um anexo ao prédio da escola para acolher esses estudantes durante o contraturno. Já contamos, inclusive, com o terreno disponível para a obra”, explica.

O projeto de ampliação prevê a construção de novas salas de aula, instalações acessíveis para pessoas com deficiência e uma quadra esportiva, atendendo a demandas antigas da comunidade escolar. “Infelizmente, a escola ainda não possui acessibilidade nem um espaço adequado para a prática de atividades físicas. Com a ampliação, teremos condições de garantir um ambiente mais inclusivo, seguro e saudável para todos os nossos estudantes”, ressalta Floricena.

Escola referência em inovação e compromisso social

Reconhecida não apenas dentro do Aglomerado da Serra, mas em toda Belo Horizonte, a instituição ganhou destaque internacional ao conquistar, em 2023, o prêmio Melhores Escolas do Mundo, promovido pela organização global T4 Education.

A unidade foi vencedora na categoria “Colaboração com a Comunidade”, superando outras 15 escolas de diferentes países. O reconhecimento veio graças ao projeto “+ Favela - Lixo” (Mais favela, menos lixo), iniciativa criada pela própria comunidade escolar para reduzir os impactos da produção de resíduos urbanos e promover a conscientização ambiental no território.

Entre as ações do projeto, destaca-se a produção e a instalação gratuita de placas com ganchos porta-lixo nas residências da comunidade, identificadas com o número de cada casa. A medida ajudou a evitar o acúmulo de resíduos em locais inadequados e a formação de lixões. Além disso, foram criados jardins comunitários e instaladas lixeiras em pontos críticos de descarte irregular.

O projeto também estimulou o reaproveitamento de entulho das obras locais, que passou a ser utilizado na fabricação de mini gabiões, estruturas usadas para estabilizar terrenos e conter erosões na própria comunidade. A iniciativa transformou espaços degradados em áreas verdes e funcionais, fortalecendo o vínculo entre a escola e os moradores.

Convidados

Para o debate, foram convidados o prefeito Álvaro Damião e a secretária municipal de Educação, Natália Raquel Ribeiro Araújo, além de representantes da comunidade escolar, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH), da Escola Integrada e da Faculdade de Arquitetura da UFMG.

Superintendência de Comunicação Institucional

Tema: