Ampliação do BRT e do metrô na Gameleira é tema de debate nesta quinta (9)
Preocupação com enchentes e inundações constantes, além de falta de informações motivaram o pedido da Comissão
Foto: Cristina Medeiros/CMBH
A Comissão Especial de Estudos Águas Pluviais e Prevenção de Riscos realiza nesta quinta-feira (9/10), às 13h, audiência pública para debater os possíveis impactos das obras de ampliação do sistema BRT e do metrô na região da Gameleira. No requerimento em que solicitam o debate, Uner Augusto (PL) e mais quatro vereadores contam que moradores da região, técnicos e lideranças locais relataram preocupação com o risco de agravamento das condições urbanas e de segurança ambiental, uma vez que o local "carece de obras estruturais de drenagem e controle de cheias". Autoridades municipais e estaduais foram convidadas a prestar esclarecimentos à população. A audiência será realizada no Plenário Camil Caram e é aberta ao público de forma presencial ou remota, no portal ou canal da Câmara Municipal no YouTube.
“O intuito é averiguar quais os impactos que essas obras terão sobre o sistema de drenagem na cidade. Convidamos diversos agentes públicos para que expliquem se foi realizado algum estudo para que a gente consiga evitar alguma catástrofe futura decorrente da falta de drenagem na nossa cidade”, disse Uner Augusto.
Assinado também por Diego Sanches (Solidariedade), Edmar Branco (PCdoB), Helinho da Farmácia (PSD) e Wagner Ferreira (PV), o documento destaca que a "relevância social e ambiental da questão" e a "ausência de informações públicas acessíveis" sobre as medidas mitigadoras e preventivas motivaram a necessidade de ampliação do debate público como forma de garantir a participação da comunidade afetada e de promover a transparência nas decisões sobre a obra.
Foram convidados a participar da audiência os secretários municipais de Governo, Guilherme Catunda Daltro; de Meio Ambiente, Gelson Leite; e de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, além do subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo Vieira. Também devem contribuir com o debate o titular da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Leandro José Gomes Neto; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinicius Leite; o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno Barros de Souza, e a administradora da Regional Oeste, Luzia Ferreira.
Superintendência de Comunicação Institucional


