APPS DE TRANSPORTE

Trabalhadores do transporte em motos via aplicativo são recebidos na CMBH

Reunião contou com representantes do Ministério Público do Trabalho, da Uber e da 99. PL para regular o serviço já tramita na Casa

terça-feira, 18 Fevereiro, 2025 - 14:30

Tatiana Francisca/CMBH

Motociclistas do transporte de passageiros via aplicativo foram recebidos na manhã desta terça-feira (18/2) na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Junto com representantes das operadoras, como Uber e 99, e da Superintendência Regional do Trabalho, os parlamentares debateram a regulamentação do serviço de transporte de pessoas por motocicletas na capital mineira. O encontro, que teve a iniciativa do secretário-geral da Mesa Diretora, Pablo Almeida (PL), contou ainda com a presença da vereadora Trópia (Novo) e dos vereadores Bruno Miranda (PDT), Dr. Bruno Pedralva (PT), Helton Junior (PSD), Sargento Jalyson (PL) e Tileléo (PP). Um dos principais pontos abordados foi a necessidade de um marco regulatório para o setor, buscando garantir a segurança dos passageiros e trabalhadores. Projeto de lei que busca regular o serviço já está em tramitação na CMBH e nova reunião deve ser agendada em 30 dias para o avanço das discussões.

Pablo Almeida enfatizou a importância do diálogo para evitar a suspensão do serviço. "Essa reunião é o primeiro passo para garantir que esse serviço não seja interrompido, mas, sim, regulamentado. Estamos em diálogo com a prefeitura, o Ministério do Trabalho e os colegas aqui da Câmara para fazer a regulamentação e garantir que esses trabalhadores tenham o direito de levar o seu ganha-pão para casa. Que tenham direito ao trabalho, que é uma prerrogativa básica”, afirmou.

Modelo do Rio de Janeiro

O superintendente regional do Trabalho no Estado, Carlos Alberto Calazans, entregou aos vereadores cópia da legislação que rege o setor no município do Rio de Janeiro. O superintendente destacou entre os pontos importantes para a nova legislação a distribuição de toucas descartáveis aos passageiros, a definição de idade mínima para os condutores e restrição de circulação em vias específicas, como o Anel Rodoviário.

Plataformas e condutores

Representantes das plataformas ressaltaram a relevância econômica do serviço, apontando que ele beneficia milhões de brasileiros e pode ampliar os ganhos dos condutores em até 40%. Irina Cezar, da 99, destacou que "o mototáxi é uma concessão das prefeituras, enquanto o transporte por aplicativo não é regulado pelo poder público, e precisamos diferenciar esses serviços".

Os motociclistas presentes reivindicaram não apenas a regulamentação, mas também melhorias na infraestrutura urbana, como recapeamento de vias e treinamento de motoristas de ônibus. "Queremos trabalhar de forma correta, mas também precisamos de condições adequadas, como vias seguras e um sistema justo de avaliação e de cobranças das plataformas", afirmou Roberto Pinheiro, representante da categoria.

PL em tramitação

Projeto de Lei (PL) apresentado por Pablo Almeida busca viabilizar a regulamentação do serviço na cidade. Protocolado no início do mês o PL 19/2025, prevê, dentre outros pontos, que o motociclista esteja coberto por seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e que utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, com, no mínimo, o capacete de segurança homologado. Já as empresas operadoras devem manter sistema de monitoramento de velocidade e rastreamento em tempo real durante todo o percurso, além de oferecer treinamentos periódicos sobre normas de trânsito e responsabilidade no transporte de passageiros.

O texto está em análise na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e, caso obtenha o aval para prosseguir deve ser avaliado nas Comissões de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços; Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana; e Orçamento e Finanças Públicas, antes que possa ser levado ao Plenário, quando serão necessários 21 votos para a aprovação, em dois turnos. 

Encaminhamentos

Ao final do encontro, foi definido que uma nova reunião será realizada dentro de 30 dias para continuar o debate sobre regulamentação. Outro encontro, entre o MP do Trabalho, as empresas Uber e 99 e os representantes dos motoristas de aplicativo de moto deve ser agendado para debater condições de trabalho vivenciadas pela categoria. Vereadores também devem participar do debate.

Superintendência de Comunicação institucional

Reuniâo dos Vereadores com os representantes dos aplicativos uber motos.