Loíde Gonçalves (MDB) comandará comissão, com Flávia Borja (DC) como vice
Eleição foi unânime e dupla chefiará o colegiado pelo próximo biênio. Primeira reunião ordinária deve ocorrer nesta quinta (13/2)
![Vereadoras reunidas no Plenário Camil Caram](https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br/sites/default/files/styles/2_colunas_desktop_teste/public/noticias_destaques/2025/02/54318735711_f7270e0611_k.jpg?itok=NOXGY-iZ×tamp=1739199238)
Foto: Tatiana Francisca/CMBH
As vereadoras Loíde Gonçalves (MDB) e Flávia Borja (DC) foram eleitas aos cargos, respectivamente, de presidente e vice da Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A reunião extraordinária, que definiu a escolha, ocorreu na manhã desta segunda-feira (10/2). A dupla irá comandar o colegiado no biênio 2025/2026. No encontro ficou definido que a reunião ordinária da comissão deve ocorrer às quintas-feiras, às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes.
A comissão de Mulheres era o único colegiado permanente que ainda não havia definido a sua coordenação. Os trabalhos efetivos já se iniciam nesta semana, com a realização da primeira reunião ordinária na próxima quinta-feira (13/2). Confira o resultado completo da reunião.
Representatividade
Durante a reunião, Loíde Gonçalves e Flávia Borja colocaram seus nomes à disposição na disputa para comandar o colegiado e nenhuma outra chapa foi registrada, sendo a escolha ocorrida por unanimidade.
Ao falar sobre a expectativa de chefiar a Comissão de Mulheres, Loíde ressaltou que esta é a primeira vez que o colegiado consegue que 100% dos integrantes sejam mulheres e que a busca é para que o parlamento tenha a cada ano maior representatividade feminina. “O ideal é que tenhamos metade-metade. Mas estamos ano caminho”, afirmou a presidente.
- Veja como ficou a Comissão 100% feminina
Além das parlamentares que estão na coordenação, o grupo tem como membros efetivos as vereadoras Dra. Michelly Siqueira (PRD), Juhlia Santos (Psol) e Luiza Dulci (PT). Fernanda Pereira Altoé (Novo), Iza Lourença (Psol), Janaína Cardoso (União), Marilda Portela (PL) e Trópia (Novo), integram a suplência.
Atribuições
A Comissão de Mulheres foi criada há seis anos por meio da Resolução 2088/2019. Cabe às vereadoras a indicação dos nomes que irão compor o colegiado. Entre os assuntos tratados na comissão estão:
- promoção e defesa dos direitos das mulheres;
- políticas, programas e ações que repercutem de forma diferenciada na vida das mulheres;
- estímulo à ampliação da representação feminina na política e incentivo à participação social e política da mulher;
- matéria referente à promoção da igualdade entre homens e mulheres e combate à discriminação de qualquer natureza;
- políticas de saúde da mulher;
- políticas públicas sociais e econômicas que visem à autonomia das mulheres; e
- políticas de combate à violência contra mulheres, à exploração sexual e ao feminicídio.
Colegiados permanentes
A Comissão de Mulheres é um dos nove colegiados permanentes da CMBH. O nome das vereadoras e vereadores que integram cada um dos outros oito colegiados foi publicado no início do mês de fevereiro no Diário Oficial do Município (DOM-BH). A designação foi feita pelo presidente, Professor Juliano Lopes (Pode), em conversas com os parlamentares e levando-se em conta a representatividade dos partidos na Casa.
- Veja como ficou a composição de cada colegiado.
As comissões permanentes são compostas por cinco membros efetivos e cinco suplentes. Por meio delas, os vereadores discutem e opinam sobre projetos de lei, realizam audiências e promovem visitas técnicas para conhecer de perto a realidade da capital mineira. Os colegiados também enviam pedidos de informação e consultas ao Executivo.
Assista à íntegra da reunião.
Superintendência de Comunicação Institucional