Comissão pede esclarecimento sobre ultrassom de emergência
No requerimento há questionamentos sobre prazo para compra e disponibilização dos equipamentos para UPAs de BH
Foto: Dara Ribeiro/CMBH
A ultrassonografia “point-of-care” (POCUS) é uma técnica que tem se destacado no setor de saúde pela agilidade em oferecer diagnósticos precisos em situações de urgência. Nesses casos, o aparelho é instalado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e permite encaminhamento adequado em situações com risco de morte, como insuficiência respiratória e politraumatismo. Belo Horizonte possui um Programa de Ultrassonografia Point-of-Care que prevê a instalação desses equipamentos nas UPAs do município. Para obter detalhes sobre o andamento do programa, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou nesta quinta-feira (31/10), pedido de informação de autoria do vereador Bruno Pedralva (PT).
No requerimento constam questionamentos sobre o prazo para a compra e disponibilização do equipamento POCUS em todas as UPAs de BH; prazo para a realização do curso de formação dos profissionais que irão operar o equipamento; definição do fornecedor do curso e critérios para participação de profissionais. Também é solicitada prestação de contas dos recursos provenientes de emenda do Deputado Rogério Correia (PT) no valor de 1,6 milhão de reais destinada à aquisição do POCUS no ano de 2023 e esclarecimento quanto ao motivo pelo qual o projeto foi incluído no portfólio da Secretaria Municipal de Governo. O requerimento é destinado à Secretaria Municipal de Governo e à Secretaria Municipal de Saúde. Durante a reunião foram aprovados outros oito requerimentos de comissão. Confira aqui o resultado da reunião.
Pacientes oncológicos
Outro requerimento aprovado pela Comissão, de autoria do vereador José Ferreira (Podemos) é direcionado ao Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e ao Secretário Municipal de Saúde, Danilo Borges. Trata-se de um pedido de informação sobre o atendimento a pacientes oncológicos no município. São feitos questionamentos sobre o quantitativo de pacientes de Belo Horizonte em tratamento oncológico pelo SUS, sendo solicitados detalhamentos sobre tipo de tratamento, tipo de doença, unidades de saúde que realizam esse tratamento, se há fila de espera para o tratamento oncológico, qual valor disponibilizado para esses tratamentos e se há transporte para pacientes que não têm condições financeiras para arcar com deslocamentos durante o tratamento.
Risco de desmoronamento
A Comissão de Saúde e Saneamento também aprovou uma vista técnica para análise de manilhas de saneamento localizadas na rua Germana do Nascimento, n° 18, bairro Mangueiras, região do Barreiro. Conforme pedido de autoria do vereador Professor Juliano Lopes (Podemos), “no local o esgoto está a céu aberto e com perigo de desmoronamento”. A visita será no dia 14 de novembro, às 11h e foram convidados para acompanhar a visita a Coordenadora da Regional Barreiro, Lidiane de Sousa Monteiro e representante da Urbel, Claudius Vinicius Leite.
Confira aqui o vídeo da reunião.
Superintendência de Comunicação Social