VISITA TÉCNICA

Comissão vai verificar condições de moradia em ocupação da Região Nordeste

Ocupação Construindo Sonhos apresenta ruas com trechos não trafegáveis, o que dificulta implementação de infraestrutura

quarta-feira, 13 Setembro, 2023 - 16:45
rua sem asfalto rodeada por casas sem reboco, durante o dia.

Foto Bernardo Dias/CMBH

As condições de moradia da Ocupação Construindo Sonhos, situada no Bairro Ribeiro de Abreu, Região Nordeste da capital mineira, são tema de visita técnica realizada pela Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor nesta quinta-feira (14/9), às 10h. Solicitada por Pedro Patrus (PT), a visita tem como ponto de encontro a portaria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que fica na Rua Serra dos Órgãos, 369, no bairro mencionado.  
 
No texto do requerimento, Patrus explica que a Ocupação Construindo Sonhos está se configurando como um bairro, e várias de suas casas têm recebido padrões de água e luz. De acordo com o parlamentar, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tem interesse em legalizar todas as moradias, mas as ruas não estão adequadas, embora elas constem oficialmente na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). Como exemplo, ele cita a Rua dos Vieiras, que apresenta trechos que não são trafegáveis e comprometem o trabalho das subsidiárias da Cemig. 
 
Pedro Patrus argumenta que, ao terem acesso a serviços básicos, como água potável, saneamento, eletricidade e transporte eficiente, as comunidades populares podem desfrutar de uma maior qualidade de vida e oportunidades de educação e emprego, garantindo os direitos básicos dos cidadãos. “A implementação de infraestrutura na Ocupação Construindo Sonhos desempenha um papel vital na busca por equidade e desenvolvimento sustentável, além de promover a inclusão social, reduzir desigualdades e estimular o crescimento econômico”, afirma o vereador. “Precisamos dialogar com a Prefeitura para fazermos com que as políticas públicas cheguem efetivamente ao território da ocupação. Nosso objetivo com a visita técnica da próxima quinta-feira é mediar essa situação na esperança de conseguirmos ajudar os moradores da ocupação”, conclui.
 
Para o evento foram convidados o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, o coordenador de Atendimento Regional Nordeste, Marcelo de Camargos Pereira, a presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Júlia Costa Gallo, e o deputado estadual da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Professor Betão (PT). 
 
Superintendência de Comunicação Institucional