DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRANSPORTE

Comissão solicita ao Executivo cronograma de obras dos Córregos Olaria e Jatobá

Aprovada visita técnica para analisar a possibilidade de construção de escadaria no Bairro Dom Bosco, Região Noroeste da capital

quinta-feira, 18 Agosto, 2022 - 17:15
Dois vereadores participam de reunião virtual em tela de computador.

Foto Abraão Bruck/CMBH

A paralisação das obras nos Córregos Olaria e Jatobá, na Região do Barreiro, é tema de pedido de informação, de autoria de Padro Patrus (PT), aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta quinta-feira (18/8). Na reunião, também foram aprovadas duas visitas técnicas: uma delas tem o objetivo de analisar a viabilidade de construção de escadaria de acesso entre a Rua Edson Paes e a Rua Zoroastro de Souza, no Bairro Dom Bosco, na Região Noroeste. Solicitada por Ciro Pereira (PTB), a visita foi agendada para o dia 5 de setembro, às 10h, na Rua Edson Paes, nº 154, no bairro citado. A outra, de autoria de Irlan Melo (Patri), tem o objetivo de viabilizar a pintura de faixas para a travessia de pedestres nas imediações dos portões da Escola Municipal Zilda Arns na Rua Erva Mate, próximo aos números 26 e 173, no Bairro Piratininga, Região do Barreiro. A visita técnica está prevista para acontecer no dia 31 de agosto, às 10h, a partir da Rua Erva Mate, nº 26. Durante a reunião, vereadores também chamaram a atenção para um acidente evitado no Anel Rodoviário após a implementação de área de escape no local e trataram de encontro a ser realizado com o Executivo a respeito do subsídio dado ao transporte público. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião.

Obras nos Córregos Olaria e Jatobá

A paralisação das obras nos Córregos Olaria e Jatobá é tema de pedido de informação solicitado por Pedro Patrus (PT). Endereçado à Secretaria Municipal de Governo, o pedido questiona qual o motivo de paralisação das obras nos córregos mencionados e solicita o novo cronograma de execução das mesmas, além da previsão de entrega da travessia situada na Rua Jasmim do Cabo com Belo Perone.

No requerimento, Pedro Patrus explica que as obras nos Córregos Olaria e Jatobá contemplam tratamento de fundo de vale; construção de bacias de detenção de cheias; remoção e reassentamento de famílias; desapropriação de áreas e imóveis; e tratamento urbanístico de áreas remanescentes. O vereador informa que, em visita técnica realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, no dia 27 de abril desse ano, foi informado que a previsão de entrega da travessia mencionada seria em outubro.

Área de escape e subsídio para o transporte

Durante a reunião, Wesley (PP) lembrou aos colegas que no último encontro da comissão, ocorrido na semana passada, os vereadores presentes comentaram sobre a inauguração da área de escape do Anel Rodoviário, realizada no dia 1º de agosto. Na última terça-feira, dia 16 deste mês, “a área de escape tão pedida por nós evitou um primeiro acidente grave" destacou o parlamentar. "O caminhoneiro conseguiu utilizar a área e ocorreu um grande livramento para a vida de várias pessoas, fiquei muito feliz”, celebrou o presidente da Comissão. Braulio Lara (Novo) e Cleiton Xavier (PMN) também comemoraram a conquista.

Lara convidou todos a acompanhar a reunião em que a Câmara Municipal de Belo Horizonte irá receber a Superintendência de Mobilidade urbana (Sumob) para tratar do subsídio às tarifas de ônibus. O evento está marcado para as 9h de terça-feira, dia 23 de agosto. “A Prefeitura vai prestar contas sobre assuntos relacionados ao cumprimento do acordo pelas empresas de transporte coletivo público”, disse. Ele reiterou o pedido que os usuários se manifestem acerca dos serviços prestados, para que a Câmara possa acompanhar o cumprimento dos parâmetros do acordo. Wesley disse que irá acompanhar, mas “infelizmente as empresas de ônibus já têm a fama de não cumprir o contrato e está explícito que mais um contrato não está sendo cumprido por eles”.

Escadaria e faixa para pedestres

A análise da viabilidade de construção de escadaria de acesso entre a Rua Edson Paes e a Rua Zoroastro de Souza, no Bairro Dom Bosco, Região Noroeste, é tema de visita técnica aprovada pela comissão. Solicitada por Ciro Pereira (PTB), a visita foi agendada para o dia 5 de setembro, às 10h, na Rua Edson Paes, nº 154, no bairro citado. Os convidados sugeridos são os representantes da Secretaria Municipal de Obras e lnfraestrutura (Smobi) e da Coordenadoria de Atendimento Regional Noroeste.

Outra visita técnica aprovada é de autoria de Irlan Melo (Patri). A visita tem a finalidade de viabilizar a pintura de faixas para a travessia de pedestres nas imediações dos portões da Escola Municipal Zilda Arns na Rua Erva Mate, próximo aos números 26 e 173, no Bairro Piratininga, Região do Barreiro. A atividade está prevista para ocorrer no dia 31 de agosto, às 10h, a partir da da Rua Erva Mate, nº 26, Piratininga.

Irlan Melo explica que não há faixas para a travessia de alunos e demais pedestres nas imediações dos portões da escola mencionada. Além disso, veículos transitam pelo local em alta velocidade, gerando medo entre os alunos e o corpo de funcionários da escola e colocando em risco a segurança de todos. O vereador sugeriu que sejam convidados representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), da Coordenadoria de Atendimento da Regional Barreiro, além da diretora da Escola Municipal Zilda Arns, Aline Cândida Rezende Almeida Martins.

26ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário