VISITAS TÉCNICAS

Moradores reivindicam construção de praças na Região Noroeste de BH

População dos Bairros Pindorama e Novo Glória reclama da falta de áreas de lazer. Comissão fará visitas técnicas para verificar situação

terça-feira, 7 Junho, 2022 - 10:30

Foto: Reprodução Google

Carentes de áreas específicas para a prática de esportes e lazer, muitos bairros de Belo Horizonte reivindicam, do poder público, atenção especial e investimento na construção de parques, praças e pistas de corrida. Muitos desses pedidos chegam ao conhecimento público por meio dos gabinetes dos parlamentares da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Prova disso são as solicitações de moradores dos Bairros Pindorama e Novo Glória que chegaram ao vereador José Ferreira (PP). Elas motivaram duas visitas técnicas, aprovadas pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, que acontecerão nesta quarta-feira (8/6), às duas comunidades localizadas na Região Noroeste de Belo Horizonte.

A pedido da população

Às 9h, a comissão vai até à Rua Carlos Eduardo Lott, esquina com Rua Avaleda, no Bairro Pindorama. O local possui uma área ociosa onde a população espera que seja construída uma praça pública com pista de caminhada. Segundo os moradores, a região é absolutamente carente de equipamentos públicos voltados para o lazer.

Na sequência, José Ferreira vai à Rua Faustino Cardoso, esquina com a Rua Rondônia, no Bairro Novo Glória, onde existe um terreno que atualmente recebe os cuidados da própria comunidade. Neste local, os moradores também esperam que a Prefeitura construa uma área de lazer e prática de esportes. A visita está marcada para começar às 10h30.

Segundo o site da Prefeitura, atualmente, a Região Noroeste de BH é composta por 107 praças e um parque ecológico, que recebem manutenções periódicas por meio de vistorias e avaliações técnicas.

Foram convidados para acompanhar as visitas aos Bairros Pindorama e Novo Glória o secretário municipal de Governo, Josué Valadão; secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck; o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues; o superintendente de Limpeza Urbana, Genedempsey Bicalho; o coordenador de Administração Regional Noroeste, Felipe Santos Ferreira; e o gerente Regional de Manutenção Noroeste.

Praças, parques e jardins

Conhecida durante muitos anos como “Cidade Jardim”, Belo Horizonte possui 38 milhões de m² de áreas verdes.  De acordo com a PBH, cerca de 14 milhões de m² desse patrimônio em áreas verdes públicas municipais estão distribuídos entre as 806 praças espalhadas pelas nove regionais da cidade, além dos parques e outros cerca de 210 espaços livres de uso público incluídos na categoria de "áreas verdes públicas". Os serviços de manutenção das praças são supervisionados pelas Gerências Regionais de Manutenção da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), incluindo o serviço de manutenção das árvores.