ESPORTE E LAZER

Condições de pista de skate e quadra poliesportiva serão verificadas em visitas

Possibilidade de Academia a Céu Aberto no Sagrada Família e exploração de arena no Morro das Pedras serão apuradas

quinta-feira, 17 Março, 2022 - 15:45

Foto: Rodrigo Clemente/PBH/ Arena Morro das Pedras

Com a menor incidência de covid desde o início da pandemia, vacinação avançada e liberação do uso de máscaras em locais abertos, a população de BH volta a ocupar com mais intensidade os espaços de lazer da cidade. Para verificar a infraestrutura de dois desses locais, uma pista de skate no Barreiro e uma quadra poliesportiva no Bairro Minas Caixa, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai realizar visitas técnicas no mês de abril. As agendas foram aprovadas nesta quinta-feira (17/3), junto com pedidos de informações à Prefeitura sobre a concessão do Complexo Esportivo Morro das Pedras e a possibilidade de instalação de Academia a Céu Aberto na Praça Nilo Peçanha, Bairro Sagrada Família. Ainda no encontro, foi aprovada a realização de audiência pública sobre a Campanha de Fraternidade 2022.

pedido de Iza Lourença (Psol), a Quadra Poliesportiva João José de Araújo (Rua Wilson Abrão Abdo, nº 41, Bairro Minas Caixa) vai receber visita técnica no dia 7 de abril, às 10h. Além da participação de moradores locais, a vereadora pede que sejam convidados para a agenda representantes da Coordenadoria Regional Venda Nova. Salientando a importância do espaço para a comunicade, Iza solicitou informações ao secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior, sobre a necessidade de reparos e manutenção na quadra para garantir segurança e conforto aos usuários. A vereadora questiona se existe decisão ou estudo para a recuperação da quadra; chance de instalação de energia elétrica para a realização de atividades noturnas; e possibilidade de convênios com moradores ou empresas da vizinhança para a manutenção do espaço.

Outra vistoria aprovada, também a pedido de Iza Lourença, será à na pista de skate do Barreiro, situada na Praça Cristo Rei (Rua José Gonçalves, nº 101). Na visita técnica, marcada para o dia 12 de abril, às 11h, a vereadora solicita a presença de representantes da Coordenadoria Regional Barreiro.

Academia a Céu Aberto e Arena Morro das Pedras

Ainda sobre as estruturas voltadas para o esporte e o lazer, a comissão aprovou outros dois pedidos de informação dirigidos à Administração Municipal. Wilsinho da Tabu (PP) solicitou ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) dados sobre o programa Academia a Céu Aberto. Dentre os questionamentos feitos ao chefe do Executivo, o parlamentar pergunta: 1) quais as condições para que uma praça possa receber a Academia a Céu Aberto? Se a Praça Nilo Peçanha, no Bairro Sagrada Família, necessita de adaptações/modificações para receber o programa, e 3) se existe previsão para que a população receba a academia na referida praça.

Já o vereador Pedro Patrus (PT) pediu informações sobre a exploração comercial do Complexo Esportivo Morro das Pedras para atividades esportivas, recreativas e de lazer e realização de eventos culturais, conforme concorrência nº 001/2019, processo nº 01.078.596.19.81. No requerimento dirigido secretário Elberto Furtado Júnior, o parlamentar solicita o envio do Termo de Concessão de Uso e demais contratos/convênios realizados para consecução do objeto contrato e pergunta ainda: 1) quais contrapartidas sociais foram e ainda estão sendo executadas?; 2) existe plano de trabalho no referido termo?; 3) qual a periodicidade da prestação de contas/aferição das contrapartidas realizadas?; 4) qual o método utilizado para monitoramento, acompanhamento e fiscalização do objeto contratado?; e 5) qual o número de usuários atendidos pelo projeto?

Campanha da Fraternidade 2022

Também na pauta da reunião, foi aprovada pela comissão a realização de audiência pública para debater Campanha da Fraternidade e Educação - Falar com sabedoria e ensinar com amor. Solicitado pela vereadora Professora Marli (PP), o encontro será realizado no dia 31 de março, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Entre os convidados para o debate está o padre Márcio Ribeiro de Souza, vigário episcopal para Educação da Arquidiocese de BH e diretor-geral religioso do Colégio Santa Maria.

Além da Professora Marli que a dirigiu, participaram da reunião as vereadoras Flávia Borja (Avante), Macaé Evaristo (PT), Marcela Trópia (Novo) e o vereador Rubão (PP).

Assista ao vídeo com a íntegra da reunião.