AUDIÊNCIA PÚBLICA

Regras para comercialização de produtos por ambulantes no carnaval em debate

Trabalhadores se queixam de ter as vendas prejudicadas por normas que favorecem grandes empresas que patrocinam evento

sexta-feira, 3 Dezembro, 2021 - 18:30

Foto: Portal PBH

Mesmo com a confirmação de que Belo Horizonte não terá apoio da Prefeitura para realização do Carnaval em 2022, a comercialização de produtos por ambulantes durante os desfiles é preocupação da Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor. Para esses trabalhadores, as regras que limitam itens e marcas que podem ser vendidos favorecem as grandes empresas e reduzem sua possibilidade de ganhos maiores. O assunto será tema de audiência pública na segunda-feira (6/12), a partir das 13h30, no Plenário Paulo Portugal. O encontro ocorre em formato de videoconferência, com transmissão ao vivo no Portal CMBH, e a população pode participar enviando perguntas, comentários e sugestões até o encerramento da reunião por meio de formulário eletrônico já disponível.

A requerente da audiência, Macaé Evaristo (PT), afirma que é preciso reavaliar as restrições impostas pela Prefeitura aos trabalhadores que exercem atividades comerciais com veículos de tração humana em praças e ruas durante os eventos e desfiles, sempre prejudiacados em detrimento de grandes empresas que promovem suas marcas e produtos no evento sem oferecer qualquer contrapartida para que os ambulantes possam se valer de uma perspectiva de maior ganho financeiro. 

São aguardados para a audiência o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino; o presidente da Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Carvalho de Castro; o presidente da Associação dos Camelôs de BH, Adjailson de Andrade; a vice-presidente do Sindicato dos Pipoqueiros, Renata Soares; o advogado do Sindicato Profissional dos Pipoqueiros da Grande BH, Jarbas Aredes Júnior; e o defensor público especializado em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Vladimir de Souza Rodrigues. 

Superintendência de Comunicação Institucional