VISITA TÉCNICA

Vereadores vão avaliar implantação de espaço pet em parque, o ParCão

Visita técnica da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana ao Parque Rosinha Cadar será nesta terça (30/11), às 10h

segunda-feira, 29 Novembro, 2021 - 14:45

Foto: senivpetro by Freepik

Conforme encaminhamento de audiência pública no dia 9 de novembro, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realizará, nesta terça-feira (30/11), às 10h, visita técnica ao Parque Rosinha Cadar, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O objetivo da visita é discutir, com frequentadores e Prefeitura, a melhor forma de implantação do ParCão – 1º Espaço Pet Público de BH, no referido parque; e avaliar a área mais adequada a ser destinada aos pets. A vistoria foi requerida pelos vereadores Wilsinho da Tabu (PP), Wanderley Porto (Patri) e Gabriel (sem partido).

A viabilidade de implantação de espaço público dedicado ao convívio e socialização de pets no Parque Rosinha Cadar, localizado entre as Ruas Matias Cardoso e Rodrigues Caldas, no Bairro Santo Agostinho, foi debatida em audiência pública, no dia 9 de novembro, motivada não apenas pela grande frequência de pets no local, mas pelo risco iminente de acidentes envolvendo cães nas imediações do parque.

Propostas apresentadas

Entre as propostas para que o ParCão se torne realidade no Rosinha Cadar, foram apontadas emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias, para que a Prefeitura trate do manejo de animais; e destinação de R$ 70 mil, por meio de emenda impositiva ao orçamento de 2022, para implantação do ParCão no local, propiciando um ambiente adequado à interação entre animais domésticos e a população.

Segundo os vereadores, o Parque Rosinha Cadar precisa de poucas adequações para que se torne um espaço com a devida segurança para os pets. Quanto às intervenções necessárias, foram listadas a separação do espaço para socialização de cães por porte dos animais e a implantação de uma estrutura que evite a fuga de cães do parque. Além disso, foram demandadas intervenções na área externa ao Rosinha Cadar, a fim de garantir a segurança dos animais. Entre as propostas, foram citadas a possibilidade de instalação de redutores de velocidade para veículos nas imediações e adaptações no estacionamento de veículos.

Área destinada a animais

Na audiência, a Fundação de Parques Municipais afirmou que é possível a implantação do ParCão no Parque Rosinha Cadar, salientando que este é um dos 13 parques de BH nos quais a presença de animais de estimação é permitida. Assim, a PBH apontou, como medida inicial, o cercamento de aproximadamente um terço do parque, para que esse espaço seja destinado à socialização dos animais, acompanhados de seus tutores. Para tanto, de acordo com a fundação, será necessário desfazer alguns jardins lá existentes e, também, adaptar a regulamentação do espaço. O Executivo explicou, ainda, que já foi feito orçamento prévio para as intervenções necessárias e que vêm sendo buscados recursos para implementá-las.

Entretanto, tutores presentes no encontro argumentaram que, dada a grande frequência de animais de estimação no local, será necessária a destinação de uma área maior do que a inicialmente aventada pela Fundação de Parques Municipais, para a implantação do ParCão no Rosinha Cadar.

Foram convidados para a visita Fritz Carlo Heine De Las Casas, frequentador assíduo do parque; a bióloga e adestradora Ingred Resende; a protetora de animais Kátia Lopes; o gerente de Defesa dos Animais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maciel; a empresária Maitê Teixeira; o presidente da Fundação de Parques Municipais, Sérgio Augusto Domingues; a tutora Tatiana Gruberger; e Tatiani Cordeiro, da Gerência de Parques Centro-Sul.