Qualidade da educação no retorno das aulas presenciais será tema de debate

Convidados deverão refletir sobre pedagogia de Paulo Freire, no ano em que se comemora os 100 anos de seu nascimento

terça-feira, 5 Outubro, 2021 - 15:00

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A valorização dos professores e a importância da pedagogia do educador Paulo Freire (1921-1997) na concepção de uma educação com qualidade social durante o retorno às aulas presenciais serão debatidas na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo na quinta-feira (7/10), às 13h. Requerida por Macaé Evaristo (PT), a audiência pública pretende ser um espaço para que se discuta a necessidade de uma gestão democrática da educação com vistas à construção dos diversos saberes, respeitando-se o ambiente e a cultura das famílias e da comunidade escolar. As medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus impuseram desafios para a educação, entre eles a redução da evasão escolar no momento da retomada das atividades presenciais. Neste cenário, é fundamental que os estudantes sintam prazer em estar no ambiente escolar e, para tanto, a pedagogia freireana torna-se uma importante aliada.

Durante a audiência, é esperada uma reflexão acerca dos modos de se lidar com os diversos saberes, respeitando-se as diferentes culturas e vivências como forma de se conquistar a cidadania, tendo como norte uma sociedade plural e tolerante, na qual as pessoas tenham prazer em partilhar conhecimentos. Assim, a partir da perspectiva freiriana, serão discutidos a importância da leitura de mundo e seus impactos sobre a docência no ano em que se comemora os 100 anos de nascimento de Paulo Freire, um dos mais importantes educadores e filósofos do Brasil.

Convidados

A vereadora Macaé Evaristo, que já ocupou os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) e estadual (2015 a 2018) de Educação, convidou para participar da audiência a ex-vereadora Cida Falabella e outras pessoas ligadas à área da educação como representantes da Escola Municipal Paulo Freire; do Grupo Teia-Território Educação Integral e Cidadania, da Faculdade de Educação da UFMG; e do Instituto Paulo Freire.