Qualidade da educação no retorno das aulas presenciais será tema de debate

A valorização dos professores e a importância da pedagogia do educador Paulo Freire (1921-1997) na concepção de uma educação com qualidade social durante o retorno às aulas presenciais serão debatidas na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo na quinta-feira (7/10), às 13h. Requerida por Macaé Evaristo (PT), a audiência pública pretende ser um espaço para que se discuta a necessidade de uma gestão democrática da educação com vistas à construção dos diversos saberes, respeitando-se o ambiente e a cultura das famílias e da comunidade escolar. As medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus impuseram desafios para a educação, entre eles a redução da evasão escolar no momento da retomada das atividades presenciais. Neste cenário, é fundamental que os estudantes sintam prazer em estar no ambiente escolar e, para tanto, a pedagogia freireana torna-se uma importante aliada.
Durante a audiência, é esperada uma reflexão acerca dos modos de se lidar com os diversos saberes, respeitando-se as diferentes culturas e vivências como forma de se conquistar a cidadania, tendo como norte uma sociedade plural e tolerante, na qual as pessoas tenham prazer em partilhar conhecimentos. Assim, a partir da perspectiva freiriana, serão discutidos a importância da leitura de mundo e seus impactos sobre a docência no ano em que se comemora os 100 anos de nascimento de Paulo Freire, um dos mais importantes educadores e filósofos do Brasil.
Convidados
A vereadora Macaé Evaristo, que já ocupou os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) e estadual (2015 a 2018) de Educação, convidou para participar da audiência a ex-vereadora Cida Falabella e outras pessoas ligadas à área da educação como representantes da Escola Municipal Paulo Freire; do Grupo Teia-Território Educação Integral e Cidadania, da Faculdade de Educação da UFMG; e do Instituto Paulo Freire.
Superintendência de Comunicação Institucional