VISITAS TÉCNICAS

Cumprimento de protocolos sanitários em três escolas será averiguado no dia 26

Serão vistoriadas as escolas municipais José Maria Alkimim e de Ensino Especial Venda Nova, além da Emei Miriam Brandão

segunda-feira, 25 Outubro, 2021 - 13:30
parte da fachada da escola municipal de Ensino Especial de Venda Nova

Foto: Google

Com o retorno das aulas presenciais, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo irá realizar, nesta terça-feira (26/10), vistorias em três unidades de ensino da capital, todas solicitadas por Professora Marli (PP). As visitas técnicas ocorrerão nas escolas municipais José Maria Alkimim e de Ensino Especial Venda Nova, além da Emei Miriam Brandão. Durante as visitas será verificado o cumprimento dos protocolos de vigilância em saúde para atividades presenciais nas unidades de ensino, como o uso de máscaras por alunos com mais de dois anos de idade e funcionários, além da instalação de pias para lavagem de mãos na entrada da escola ou outros dispositivos para higienização, como dispensadores de álcool em gel 70%. As três visitas técnicas se somam a outras vistorias realizadas pela comissão para acompanhamento da readequação das escolas com a retomada das aulas presenciais.

“A intenção é garantir o cumprimento dos protocolos de segurança e funcionamento dessas instituições no combate ao coronavírus, assegurando a segurança sanitária dos profissionais da educação, bem como dos alunos e seus familiares", garantiu Professora Marli na justificativa das três vistorias.

Às 9h da próxima terça (26/10), a visita ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Especial Venda Nova, localizada na Rua Carlos Torrezani, 190, no Bairro Letícia; às 10h, será a vez da Emei Miriam Brandão, na Rua João Batista Fernandes, 75, no Bairro Serra Verde; a última vistoria, às 11h, será na Escola Municipal José Maria Alkimim, na Rua Benigno Fagundes da Silva, 33, também no Serra Verde.

Protocolo

De acordo com o protocolo de funcionamento das unidades de ensino elaborado pela Prefeitura, os alunos e funcionários deverão portar seus próprios copos ou garrafas de água de uso individual, que deverão ser higienizadas diariamente. Além disso, deve-se limitar o acesso dos alunos somente aos espaços destinados aos seus respectivos segmentos, restringindo ao máximo o trânsito interno nas dependências da escola, a fim de evitar cruzamento de fluxos. Outra obrigação das unidades de ensino é que as salas de aula e outros ambientes escolares sejam higienizados e desinfetados após o final das aulas em cada turno e sempre que necessário.

O protocolo da Prefeitura também estabelece regras para o atendimento aos alunos com deficiência auditiva, visual, cognitiva ou com condições físicas que exijam contato próximo com terceiros. Nesses casos, o profissional de apoio deverá trocar luvas, em caso de uso, e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70% toda e cada vez que for atender um novo estudante. Além disso, deverá ser realizada a higienização dos materiais, em especial os utilizados por estudantes com deficiência visual, entre os atendimentos de cada aluno. No caso de crianças e adolescentes com deficiência cognitiva que dificulte o uso da máscara de forma continuada, a PBH determina que os cuidados de higienização do ambiente e das mãos sejam intensificados.

A Portaria SMSA/SUS-BH 0539/2021, que dispõe sobre protocolos específicos de vigilância em saúde para creches e escolas de educação infantil e ensinos fundamental e médio, entrou em vigor no dia 18 de outubro.